29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
28503 - REDES CANDEAL: POTENCIAS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO EM REDES LAVINIA BOAVENTURA SILVA MARTINS - EBMSP, GERFSON OLIVEIRA - EBMSP, ISABELA BASTOS - EBMSP, LARISSA LIMA - EBMSP, SARAH COELHO DA SILVA HORA - EBMSP, CAROLINE MIRANDA DE MORAIS E SILVA - EBMSP, LIVIA NAVARRO - EBMSP, LUIZA LIMA FERRAZ - EBMSP
Período de Realização O projeto, da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, está em atividade desde 2016.
Objeto da Experiência Projeto de extensão "Redes Candeal", que foca no apoio matricial a grupos de educação em saúde de um programa de práticas interprofissionais em saúde.
Objetivos Preparar o discente para o papel de matriciador/articulador a partir de grupos de educação em saúde, estimulando ações nas comunidades atendidas e facilitando a conexão junto a pontos da rede de atenção, visando contribuir para o itinerário de cuidado com foco na integralidade.
Metodologia As atividades são desenvolvidas sob a perspectiva do trabalho em rede e de fortalecimento da articulação ensino-serviço-comunidade. São realizados: mapeamento com levantamento de demandas individuais e coletivas dos grupos de educação em saúde, apoio às atividades destes; mapeamento de recursos do território de distrito sanitário; direcionamentos a partir de fluxos da rede; vivencias em serviços da rede de atenção à saúde; encontros de aprofundamento teórico e supervisão.
Resultados A proposta, a partir das relações estabelecidas, tem possibilitado a reflexão e compreensão de complexidades, potencialidades e desafios do trabalho no Sistema Único de Saúde. Além disso, as vivencias extramuros da faculdade têm reforçado a importância da interdisciplinaridade, da interprofissionalidade, demarcando de fato a potência e necessidade do trabalho em rede para produção do cuidado em saúde.
Análise Crítica Por meio das vivências percebe-se que os discentes despertam olhar diferenciado sobre os territórios, as complexidades que atravessam o processo saúde-doença-cuidado e o importante papel dos diferentes atores, entre eles o profissional de saúde, para constituição/ou fortalecimento das redes de atenção à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto provoca o pensar saúde de forma ampliada, nas relações micro e macro, a partir de cada realidade. Proporciona ainda a reflexão sobre o cuidado compartilhado, em rede, de forma integrada, considerando o sujeito em sua complexidade e totalidade. A multiplicação de propostas como essa contribui para aprimoramento de competências e habilidades relacionadas a redes locais, acolhimento, escuta qualificada, linha de cuidado, gestão do cuidado.
|