29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13y - Educação popular e educação em saúde: movimentos sociais e comunidades |
29126 - PROTAGONISMO, SAÚDE E CIDADANIA: A EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE COM ADOLESCENTES OSVALDO DIOGO DOS SANTOS - UFSCAR, PEDRO MENDONÇA DE OLIVEIRA - UFSCAR, WILLIAN FERNANDES LUNA - UFSCAR, LARISSA RIANI COSTA TAVARES - UFSCAR
Período de Realização A ação de extensão Educação Popular na Saúde da Família e Comunidade ocorreu de agosto a dezembro/2017.
Objeto da Experiência A ação teve como objeto o desenvolvimento de educação popular em saúde com adolescentes usuários de uma equipe de saúde da família no município de São Carlos-SP.
Objetivos Este relato tem como objetivo descrever e discutir a experiência de desenvolvimento do projeto com os adolescentesas e as percepções dos adolescentes participantes da atividade
Metodologia Em reunião com profissionais da saúde da família e da ONG “COR AÇÃO”, identificou-se como desafios da população adolescente a falta de perspectivas futuras e baixa compreensão acerca de cuidados em saúde. Foram realizadas oficinas e vivências com os adolescentes, subsidiando a construção compartilhada de um programa na Radio Comunitária abordando temas de saúde. Ao final, foi realizada roda de conversa na qual os participantes apresentaram suas percepções acerca das atividades desenvolvidas.
Resultados Os adolescentes relataram participação ativa nas oficinas e vivências e o protagonismo no processo criativo do programa, proporcionando sensibilização para o cuidado da saúde e favorecendo o aprendizado sobre o planejamento de ação e trabalho em equipe. Foi despertada a possibilidade de se reconhecerem como cidadãos que possuem direitos e podem ser protagonistas de sua história. A visita a universidade impactou a todos, tornando “conhecido” um universo até então considerado como algo distante.
Análise Crítica A educação popular em saúde promove formas inovadoras de relacionamento entre o serviço de saúde e a população, sendo priorizada a colaboração pela conquista de direitos e uma maior capacidade de entendimento e enfrentamento de problemas de saúde. Partindo-se sempre das necessidades da comunidade e favorecendo as construções coletivas, estimula-se a inovação e criatividade, valorizando a subjetividade e ampliando o conceito de saúde, no sentido da cidadania e da efetivação dos Princípios do SUS.
Conclusões e/ou Recomendações A ação possibilitou a vivência de um olhar dialógico e compreensivo sobre o trabalho em comunidade. Buscou-se desenvolver estratégias e temas que contribuíssem na organização social, educação, cultura e saúde e que favorecessem a autonomia das pessoas da comunidade. Os adolescentes ressaltaram a importância de sentirem-se ativos e de terem a possibilidade de conhecer locais e ações que vão além do cotidiano vivenciado, expandindo perspectivas.
|