Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços

21265 - A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA MATERNIDADE ESCOLA, NATAL – RN
LÚCIA CLAUDIANE OLIVEIRA LOPES - EBSERH, EDIENNE ROSÂNGELA SARMENTO DINIZ - EBSERH, INGRID WILDT CAVALCANTI DA ROCHA - EBSERH, DÉBORA FEITOSA DE FRANÇA - UFRN, AILZA ROQUE DE BRITO BEZERRA - EBSERH, MARIA LIVRAMENTO SILVA BITENCOURT - EBSERH, MARIA ANAKARINE DE SOUZA MEDEIROS - EBSERH, SIMONE HELENA DOS SANTOS OLIVEIRA - UFPB


Período de Realização
Ocorreu de 24 de janeiro a 12 de novembro de 2017


Objeto da Experiência
Este relato de experiência aborda as intervenções de enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, criando um espaço de discussão para a compreensão do cuidado.


Objetivos
Desenvolver atividades com práticas humanizadas e integrativas a fim de proporcionar o fortalecimento do trabalho em equipe sob a perspectiva da Política Nacional de Humanização do SUS entre a equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) da Maternidade Escola Januário Cicco.


Metodologia
Os atores foram os enfermeiros da UTIN, no Anfiteatro Leyde de Morais. Para a apresentação e interação, dispusemos em roda, onde o interlocutor expôs os entraves para assistência e instigou possíveis sugestões para solução de problemas. Trabalhou-se com realidades individuais e cotidianas de todos os enfermeiros, focando o olhar para a busca de novas estratégias de trabalho, tais como: fluxo de materiais e suprimentos, ordenamento de atribuição e andamento de pendências de procedimentos externos.


Resultados
Participaram 22 enfermeiros, dois coordenadores e um representante da Comissão de Infecção Hospitalar. A metodologia utilizada possibilitou a participação intensiva de todos e a partir da avaliação das atividades por todos os envolvidos observou-se a sensibilização, a melhoria da escuta, satisfação, o envolvimento e o fortalecimento do trabalho em equipe. Finalizando sempre a atividade extra mensal com o registro em ata das decisões acordadas.


Análise Crítica
Apreendeu-se a construção do planejamento de cuidados, através da metodologia da problematização-Arco de Maguerez, possibilitando trabalhar-se problemas reais, de um território real, dinâmico e vivo, através de um olhar crítico e reflexivo. Observou-se que os objetivos foram atendidos, porém existe a ausência de um envolvimento equânime por parte de alguns membros da equipe, além de constatar-se que equipe não desenvolve seu potencial no tocante a exposição de suas práticas, enquanto ciência.


Conclusões e/ou Recomendações
Nas atividades desenvolvidas foi possível proporcionar a todos um momento de reflexão que certamente irá interferir de forma positiva no trabalho em equipe refletindo na melhoria da assistência de enfermagem aos RNs prematuros. Esperamos com estas intervenções mensais que os enfermeiros possam compreender melhor a importância do trabalho em equipe o qual pode contribuir para uma assistência livre de danos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360