29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC13ab - Educação, informação e comunicação na universidade e nos serviços  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27686 - ACREDITAÇÃO PEDAGÓGICA NA REDE BRASILEIRA DE ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA - REDESCOLA ROSA MARIA PINHEIRO DE SOUZA - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA ENSP FIOCRUZ, KLEBER RANGEL SILVA - SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE MINAS GERAIS SES MG, DOMÍCIO AURÉLIO DE SÁ - CENTRO DE PESQUISAS AGGEU MAGALHÃES IAG / FIOCRUZ, ADRIANA CAVALCANTI DE AQUIAR - ICICT FIOCRUZ, NELSON BEZERRA BARBOSA - SECRETARIA DE GESTÃO E PLANEJAMENTO DO ESTADO DE GOIÁS, CATHARINA LEITE MATOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA ISC UFBA, ONDINA MARIA CHAGAS CANUTO - HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA, HGF, BRASIL., VINÍCIO OLIVEIRA DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ISC UFBA, APARECIDA BUENO NOGUEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DR. JORGE DAVID NASSER
					
  
					Período de Realização Experiência em desenvolvimento foi interrompida, em 2003 e retomada pela RedEscola em 2013. 
  
 	Objeto da Experiência Acreditação Pedagógica de cursos lato sensu em saúde pública,  na Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública – RedEscola. 
  
 	Objetivos Apresentar a concepção e organização do Sistema de Acreditação Pedagógica, coordenado pela RedEscola, implantado com o apoio da  École des Hautes Études en Santé Publique – EHESP, em parceria com a ABRASCO e a participação das instituições formadoras integrantes da RedEscola.
  
 	Metodologia Acreditação Pedagógica (AP) refere-se ao reconhecimento da qualidade de cursos de especialização lato sensu, na área de Saúde Pública. Foi criado um grupo de trabalho (GT-Acreditação) que recuperou, atualizou, elaborou, testou, validou materiais e fluxos que compõem a caixa de ferramentas da AP.  Implantada em parceria com a ABRASCO, avalia as dimensões: gerencial, pedagógica e de infraestrutura. 
  
 	Resultados As avaliações positivas dos gestores, dos docentes, dos alunos e outros atores beneficiários das instituições que integram o processo de acreditação pedagógica, atestam  resultados muito positivos,  em função da grande mobilização gerada nas escolas, em função do  relatório de autoavaliação, e sobretudo pelo fato de instaurar uma cultura da qualidade nas instituições formadoras. Foram acreditados três cursos e outros 3 estão em fase de finalização do processo de acreditação. 
  
 	Análise Crítica Apesar dos inegáveis resultados encontrados, esse processo precisa ampliar sua abrangência.  A validação dos instrumentos, procedimentos e fluxos, após sua aplicação, torna-se imprescindível. Importante também é a formação de avaliadores externos, do comitê de experts  de acreditação e da secretaria técnica executiva, para que o processo ganhe legitimidade e confiança  e alcance o objetivo de qualificar os processos formativos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde – SUS. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A RedEscola juntamente com ABRASCO cumprem um papel importante de mobilização das escolas de saúde pública para processos de acreditação, como estratégia de fortalecimento do SUS. A avaliação dessa experiência torna-se imperiosa para a validação e institucionalização da AP. O apoio do Ministério da Saúde continua sendo fundamental para incorporação de uma cultura de qualidade nos processos formativos no e para o SUS.
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