26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27d - Saúde, Condições de Vida e Envelhecimento |
26155 - A AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SÚDE MARIA RENITA BURG - ULBRA CANOAS, MIRIA BAIRROS DE CAMARGO - ULBRA CANOAS, FERNANDA S, VON HEIMBURG - SMS CANOAS/RS, REJANE FRAGA DA SILVEIRA - SMS CANOAS/RS, FRANCIELE SANTOS DE FRAGA - ULBRA CANOAS, MITIYO ARAÚJO - ULBRA CANOAS, TAYNÁ OLIVEIRA MENDES - U, KAROLINE JARDIM CARDOSO - U, LARISSA TEIXEIRA DA SILVA - U
Apresentação/Introdução Os idosos desenvolvem suas próprias percepções sobre o envelhecimento, conforme sua história de vida. A autopercepção de saúde é considerada um bom indicador do estado de saúde em idosos, congrega componentes físicos, cognitivos e emocionais. A autopercepção de saúde pode ser avaliada através de uma pergunta simples, retrata a avaliação que o idoso faz da qualidade de sua saúde.
Objetivos Conhecer a autopercepção dos idosos sobre a sua condição de saúde, residentes no município de Canoas/RS.
Metodologia Pesquisa do tipo retrospectiva de caráter descritiva, com abordagem quantitativa. Foi utilizado o instrumento VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) para avaliação da autopercepção de saúde. Foram aplicados 3.513 instrumentos de avaliação do VES-13 representando 9,5% da população idosa do município. Os enfermeiros e agentes comunitários de saúde realizaram a coleta de dados em entrevista face a face com os idosos, por ocasião de visitas domiciliares. Pesquisa aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Luterana do Brasil, conforme a Resolução nª 466/2012. Na análise, foi empregado o Programa Statistical Package for the Social Sciences e Teste Qui-Quadrado.
Resultados Dos entrevistados (63,2%) mulheres, (36,8%) homens; idade entre 60 e 69 anos (43,6%). Sobre a autopercepção de saúde, (54%) dos idosos avaliam ser regular/ ruim, (46%) boa/muito boa/excelente. Na associação de autopercepção de saúde e sexo, (56,3%) das mulheres referem sua saúde como regular ou ruim, os homens (49,7%). A percepção de saúde tem sido mostrada como um significativo indicador de mortalidade: pessoas com percepção do estado de saúde pior têm maior risco de morte comparando com as que relatam positivamente. O autorrelato da saúde é um preditor de declínio funcional e de mortalidade, ele é tão significativo quanto à dimensão objetiva da saúde, ou seja, quando a presença de doenças.
Conclusões/Considerações Foi observado que a maior parte dos idosos percebe seu estado de saúde negativo, em que as faixas etárias mais avançadas contribuem com o declínio na percepção positiva e que há um número relevante de mulheres idosas. Idosos com percepção do estado de saúde negativo têm maior risco de morte (por várias causas), comparando com as que relatam positivamente.
|