Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27d - Saúde, Condições de Vida e Envelhecimento

26155 - A AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE DE IDOSOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SÚDE
MARIA RENITA BURG - ULBRA CANOAS, MIRIA BAIRROS DE CAMARGO - ULBRA CANOAS, FERNANDA S, VON HEIMBURG - SMS CANOAS/RS, REJANE FRAGA DA SILVEIRA - SMS CANOAS/RS, FRANCIELE SANTOS DE FRAGA - ULBRA CANOAS, MITIYO ARAÚJO - ULBRA CANOAS, TAYNÁ OLIVEIRA MENDES - U, KAROLINE JARDIM CARDOSO - U, LARISSA TEIXEIRA DA SILVA - U


Apresentação/Introdução
Os idosos desenvolvem suas próprias percepções sobre o envelhecimento, conforme sua história de vida. A autopercepção de saúde é considerada um bom indicador do estado de saúde em idosos, congrega componentes físicos, cognitivos e emocionais. A autopercepção de saúde pode ser avaliada através de uma pergunta simples, retrata a avaliação que o idoso faz da qualidade de sua saúde.


Objetivos
Conhecer a autopercepção dos idosos sobre a sua condição de saúde, residentes no município de Canoas/RS.


Metodologia
Pesquisa do tipo retrospectiva de caráter descritiva, com abordagem quantitativa. Foi utilizado o instrumento VES-13 (Vulnerable Elders Survey-13) para avaliação da autopercepção de saúde. Foram aplicados 3.513 instrumentos de avaliação do VES-13 representando 9,5% da população idosa do município. Os enfermeiros e agentes comunitários de saúde realizaram a coleta de dados em entrevista face a face com os idosos, por ocasião de visitas domiciliares. Pesquisa aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Luterana do Brasil, conforme a Resolução nª 466/2012. Na análise, foi empregado o Programa Statistical Package for the Social Sciences e Teste Qui-Quadrado.


Resultados
Dos entrevistados (63,2%) mulheres, (36,8%) homens; idade entre 60 e 69 anos (43,6%). Sobre a autopercepção de saúde, (54%) dos idosos avaliam ser regular/ ruim, (46%) boa/muito boa/excelente. Na associação de autopercepção de saúde e sexo, (56,3%) das mulheres referem sua saúde como regular ou ruim, os homens (49,7%). A percepção de saúde tem sido mostrada como um significativo indicador de mortalidade: pessoas com percepção do estado de saúde pior têm maior risco de morte comparando com as que relatam positivamente. O autorrelato da saúde é um preditor de declínio funcional e de mortalidade, ele é tão significativo quanto à dimensão objetiva da saúde, ou seja, quando a presença de doenças.


Conclusões/Considerações
Foi observado que a maior parte dos idosos percebe seu estado de saúde negativo, em que as faixas etárias mais avançadas contribuem com o declínio na percepção positiva e que há um número relevante de mulheres idosas. Idosos com percepção do estado de saúde negativo têm maior risco de morte (por várias causas), comparando com as que relatam positivamente.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360