27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27e - Perspecivas narrativas e o cuidado complexo a saúde das crianças |
24732 - EXPERIÊNCIAS EM ONCOLOGIA PEDIÁTRICA: HISTÓRIAS DE VIDA MARCADAS PELO CÂNCER INFANTIL EM SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC) CLARISSA CARVALHO FONGARO NARS - UNIFESP, VIVIANE CRISTINA CÂNDIDO - UNIFESP, DANTE MARCELO CLARAMONTE GALLIAN - UNIFESP
Apresentação/Introdução A pesquisa ocorre desde 2017 em um serviço de Oncologia Pediátrica, onde se indaga como os envolvidos no processo vivenciam a experiência de ter a vida marcada pelo câncer em SNC até o momento do término do tratamento. Após o tratamento, o lugar da criança e demais envolvidos no processo é ressignificado. Assim, considerar o que eles têm a dizer, em suas narrativas, torna-se de suma relevância.
Objetivos Pretendemos compreender os sentidos e significações atribuídos à experiência de se ter a vida marcada pelo câncer em SNC, através do entrecruzamento de narrativas dos envolvidos no processo, bem como compreender o momento do final do tratamento.
Metodologia Em decorrência dos objetivos, escolhemos uma metodologia qualitativa que favorecesse o aparecimento das dimensões do subjetivo e experiencial, já que a utilização de narrativas permitirá a análise singular dos fenômenos. Assim, utilizamos a História Oral de Vida, que parte do princípio que pela narrativa sobre a história de vida dos colaboradores, através de entrevista livre, é possível compreender um fenômeno. Foram entrevistados três pacientes, três familiares e três profissionais. Posteriormente, as narrativas são interpretadas pela abordagem da imersão/cristalização, baseada no estilo da Fenomenologia Hermenêutica e utilizado referencial teórico para apoiar na compreensão do fenômeno.
Resultados Apesar da interpretação em fase de aprofundamento, entrecruzando as narrativas, foi possível encontrar cinco temáticas. As dificuldades figuram como a principal, sendo esta a significação dada para a experiência de se ter a vida marcada pelo câncer em SNC. Verificamos que o sentido desta dificuldade é particular para cada colaborador. Os outros temas derivam deste e como prevê o estilo de interpretação, apresentam circularidade. A dedicação figurou como segunda temática. Também aparecem como temas o Encontro com o Humano e o Saber Profissional, como forma de enfrentar a dificuldade. O Final do Tratamento é a quinta temática, marcada principalmente pela dificuldade em lidar com as sequelas.
Conclusões/Considerações Na fase atual do estudo, é possível perceber que, para além da compreensão dos fenômenos, o aporte teórico da filosofia das Ciências da Saúde, usado para as análises, tem trazido uma iluminação original para o campo. Isto pode contribuir para as discussões em Saúde Coletiva, no que tange também a pesquisa qualitativa com crianças, bem como pode apoiar no desenvolvimento de estratégias para lidar com uma doença grave e com a saúde infantil.
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