Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO27f - Saberes e práticas na perspectiva geracional

24868 - IMPACTO DA INTENÇÃO DE ENGRAVIDAR SOBRE O CONSUMO DE ÁLCOOL E CIGARRO POR GESTANTES NO NORDESTE BRASILEIRO
CAROLINA RODRIGUES DE OLIVEIRA SOUSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI, KEILA REJANE OLIVEIRA GOMES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI, ADRIENE DA FONSECA ROCHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI


Apresentação/Introdução
O hábito de consumir álcool e cigarro na gravidez constitui um problema de saúde pública, uma vez que pode levar ao comprometimento, muitas vezes irreversível, à saúde da mulher e do feto. Acredita-se que a intencionalidade da gravidez pode influenciar o comportamento materno em relação à manutenção desses hábitos durante a gestação.


Objetivos
Analisar o impacto da intenção de engravidar no consumo de cigarro e álcool por gestantes no Nordeste brasileiro.


Metodologia
Estudo transversal realizado com 5.563 puérperas e seus conceptos na região Nordeste do Brasil, selecionadas por amostragem probabilística. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista, a partir de formulário eletrônico pré-testado, e consulta ao prontuário hospitalar. Realizou-se análises univariadas, por meio de estatística descritiva; bivariada utilizando-se o teste qui-quadrado de Pearson; e multivariada , por meio de Regressão Logística Múltipla, ajustada pelo Método Enter, cuja eficiência foi verificada pelos testes de muticolinearidade de Hosmer e Lemeshow.


Resultados
Houve um predomínio de puérperas com idade na faixa etária de 20 a 34 anos, de cor não branca, baixa escolaridade, vivendo com o companheiro, e sem trabalho remunerado. A maioria era multípara, com aborto anterior, que referiu gravidez em momento inoportuno, satisfação ao tomarem conhecimento da gestação, realizou pré-natal, em serviço público, comparecendo a seis ou mais consultas. A análise multivariada indicou maior propensão para consumo de álcool e cigarro durante a gestação em puérperas que não queriam engravidar (p=0,048), queriam esperar mais tempo para engravidar (p=0,048), se declaram insatisfeitas ao saberem da gravidez (p=0,001) e tentaram interromper a gravidez (p<0,001).


Conclusões/Considerações
O hábito de consumir álcool e cigarro durante a gestação foi influenciado pela intencionalidade da gravidez Os achados evidenciaram a necessidade de melhorias na qualidade dos serviços de planejamento familiar, a fim de contribuir para que as mulheres mudem seu comportamento, adotando medidas de prevenção às gravidezes não intencionais e aos desfechos desfavoráveis decorrentes do consumo de consumo de cigarro e álcool.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360