27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO27l - Atenção Domiciliar e Dependência em Idosos |
22327 - RELAÇÃO ENTRE O NÍVEL DE DEPENDÊNCIA DE CUIDADOS E A QUALIDADE DE VIDA DO CUIDADOR INFORMAL NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE MARCUS LUCIANO DE OLIVEIRA TAVARE - UFMG, ADRIANO MARÇAL PIMENTA - UFMG, CRISTINA GARCÍA VIVAR - UNIVERSIDAD DE NAVARRA, LÍVIA COZER MONTENEGRO - UFMG
Apresentação/Introdução O expressivo aumento de indivíduos adultos dependentes de cuidados tem afetado significativamente a estrutura e as relações familiares. Nesse contexto, destaca-se o cuidador informal. Reconhecendo a importância do papel que o cuidador informal exerce na família e sociedade, consideramos necessário aprofundar o conhecimento sobre os impactos que o cuidado exerce na vida e saúde do cuidador.
Objetivos Analisar a relação entre o nível de dependência de cuidados e a qualidade de vida (QV) do cuidador informal no contexto da atenção primária à saúde.
Metodologia Estudo transversal, desenvolvido com uma população de 139 cuidadores de indivíduos dependentes de cuidados adstritos a duas Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte – MG. A coleta de dados foi realizada entre outubro de 2016 e agosto de 2017. Foi utilizado um questionário para caracterização sociodemográfica do cuidador e indivíduo dependente; o Índice de Barthel; e o WHOQOL-bref. A análise estatística constou de análise descritiva incluindo todas as variáveis do estudo, análise bivariada por meio de testes paramétricos e não paramétricos, e multivariada por meio da regressão linear múltipla. As análises bi e multivariadas tiveram como desfecho a QV em todos os seus domínios.
Resultados Houve predomínio de cuidadores do sexo feminino, com baixo nível de educação e renda, sem atividade remunerada, filho/filha do dependente, sedentários e portadores de alguma doença ou agravo não transmissível (DANT). O domínio do WHOQOL-bref com pior escore foi o Meio Ambiente (62,6), enquanto que o domínio Físico obteve maior escore (71,1). Na análise multivariada, o nível de dependência não apresentou relação significativa com a QV, porém, percebeu-se forte relação entre as variáveis relacionadas ao cuidador e sua QV, tais como ser portador de DANT, utilizar o serviço público de saúde, ter realizado curso de cuidador e praticar atividade de lazer.
Conclusões/Considerações O cuidado é realizado por indivíduos com grandes vulnerabilidades sociais, de saúde e sem instrução para a prestação da assistência. Ainda que não tenhamos encontrado relação entre o nível de dependência e a QV, percebeu-se que as características do cuidador são fatores decisivos na sua QV, apontando a necessidade urgente de cuidar de quem cuida.
|