Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27j - Agendas politicas em saúde da mulher e decisões 

25932 - IDADE MATERNA AVANÇADA E FATORES ASSOCIADOS AO NEAR MISS NEONATAL ENTRE NULÍPARAS E MULTÍPARAS
KATRINI GUIDOLINI MARTINELLI - UFES, EDSON THEODORO DOS SANTOS NETO - UFES, ANDRÉ HENRIQUE DO VALE DE ALMEIDA - ENSP, SILVANA GRANADO NOGUEIRA DA GAMA - ENSP, VANESSA EUFRAUZINO PACHECO - ENSP


Apresentação/Introdução
O período neonatal precoce representa cerca de metade das mortes em crianças menores de um ano, e embora o near miss neonatal (NMN) identifique fatores que ocasionam o número eleva-do de mortes na primeira semana de vida, poucos estudos têm explorado essa temática, principalmente no que concerne aos fatores associados a esse desfecho.


Objetivos
Assim, o objetivo deste estudo é verificar se a idade materna avançada (IMA) aumenta a chance de near miss neonatal, além de identificar quais fatores estão associados ao near miss neonatal, segundo paridade.


Metodologia
Trata-se de um estudo baseado no inquérito Nascer no Brasil, conduzido com 15.092 recém-nascidos de mulheres entre 20-29 anos e 35 anos ou mais (IMA) em 2011/2012. Utilizou-se informações provenientes da entrevista com a puérpera, do cartão pré-natal, do prontuário ma-terno e do recém-nascido. O near miss neonatal foi construído baseado em recomendações da Organização Mundial da Saúde. Realizou-se Regressão Logística Múltipla para verificar a as-sociação entre o near miss neonatal e variáveis do pré-natal e parto, doenças pré-gestacionais, antecedentes obstétricos e características socioeconômica, segundo paridade.


Resultados
A IMA mostrou-se estatisticamente associada ao near miss neonatal em nulíparas (OR=1,62; IC95%: 1,05-2,50) e multíparas (OR=1,51; IC95%: 1,20-1,91) quando comparadas as mulheres de 20-29 anos. Para as nulíparas, as principais variáveis estatisticamente associadas ao near miss neonatal foram, gestação múltipla (OR=8,91), doença hipertensiva (OR=2,57) e infecção de urina (OR=1,66). Enquanto, para as multíparas, o parto vaginal a fórceps (OR=7,19), gestação múltipla (OR=4,47) e hemorragia pré-parto e/ou intraparto (OR=2,77) foram as variáveis de maior magnitude associadas.


Conclusões/Considerações
O NMN se relacionou tanto ao acesso aos serviços de saúde para o parto, como às complicações gestacionais e às características maternas, principalmente a IMA e paridade. Por isso, acompanhar e classificar corretamente o risco gestacional materno, controlar as complicações gestacionais durante o pré-natal e referenciar corretamente essas mulheres à assistência ao parto, devem ser estratégias prioritárias dos serviços de saúde para minimizar os casos de NMN.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360