Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO27k - Qualidade de Vida e Envelhecimento

27423 - ASSOCIAÇÃO ENTRE PARTICIPAÇÃO SOCIAL E SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS RESIDENTES EM COMUNIDADE COBERTA PELA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
VANESSA DE LIMA SILVA - UFPE, PATRÍCIA MARIA LIMA DA SILVA - UFPE, MARIA LUIZA LOPES TIMÓTEO DE LIMA - UFPE, MIRELLA BEZERRA RODRIGUES VILELA - UFPE


Apresentação/Introdução
As redes sociais e comunitárias constituem importantes determinantes sociais da saúde, são constituintes do capital social, conjunto das relações de solidariedade e confiança entre pessoas e grupos. A participação e o apoio social estão intimamente ligados à boa saúde e ao bem-estar ao longo da vida, permitindo à população idosa o exercício de suas competências e a manutenção de relações de apoio e afeto.


Objetivos
Analisar a associação entre a participação social e a ocorrência de sintomas depressivos em idosos residentes em comunidade.


Metodologia
Foi realizado um estudo seccional, de caráter analítico, junto ao universo de idosos residentes em comunidade coberta por uma Equipe de Saúde da Família, em um município do Nordeste do Brasil (N=129). O instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário estruturado, contendo informações relativas a participação social e escala de depressão geriátrica abreviada. Para analisar a associação entre as variáveis foram construídos modelos multivariados de regressão logística incondicional, com o método de Backward e α=5%.


Resultados
A maioria dos idosos estudados apresentou-se com idade entre 60 e 69 anos, sexo feminino, estado civil casado e características de vulnerabilidade social: percentual de analfabetismo de 42% e percentual de idosos com renda familiar mensal entre zero e um salário mínimo de 75,2%. Na análise multivariada da associação entre as redes sociais e a presença de sintomas depressivos, identificou-se associação significativa entre visitar amigos e/ou familiares ao menos duas vezes por semana e a ocorrência de sintomas depressivos entre os idosos participantes (OR=0,34; P=0,038), controlado por faixa etária, sexo estado civil, renda e alfabetização.


Conclusões/Considerações
O hábito de visitar amigos e/ou familiares apresentou-se associado à ocorrência de sintomas depressivos em idosos residentes em comunidade, em uma relação de proteção. Tal dado ratifica a necessidade do estímulo às redes sociais e comunitárias no cuidado à saúde da população idosa, em especial na Atenção Primária à Saúde

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360