Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27b - Gestação e Maternidade: Saberes, cuidado e práticas

25592 - DESFECHOS MATERNOS DE PACIENTES COM SÍNDROME HELLP INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTESIVA DE FORTALEZA-CE.
VANESSA SILVA FARIAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA, KARINA MARQUES DE MENDONÇA - MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND, TAINÁ MADEIRA BARROS PONTES - MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND, FABÍOLA NUNES DE SÁ - MATERNIDADE ESCOLA ASSIS CHATEAUBRIAND, ANTONIA DE MARIA GOMES PAIVA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, ARISTOTENIS SILVA FARIAS - PREFEITURA MUNICIPAL DE AIUABA, CLARISSA MARIA DE TOMAZ FARIAS - HOSPITAL REGIONAL NORTE, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE, DUILIANE COÊLHO E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA, MÁRCIO LIMA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BARROQUINHA


Apresentação/Introdução
Dentre os problemas específicos da gestação a Síndrome HELLP aparece em 10% a 20% das pré-eclâmpsias graves por ser uma das maiores causas de morte materna. O estudo justifica-se pelo conhecimento dos desfechos obstétrico das pacientes em UTI, otimizando para o planejamento e organização dos recursos demandados neste serviço, contribuindo para o aumento da qualidade da assistência prestada.


Objetivos
Caracterizar as complicações e os desfechos obstétricos das pacientes admitidas na Unidade de Terapia Intensiva materna com diagnósticos de Síndrome HELLP, no período de janeiro 2015 a dezembro 2016.


Metodologia
Pesquisa documental e retrospectiva, abordagem quantitativa. Desenvolvida em uma Maternidade Terciária de Fortaleza no estado do Ceará. A amostra de 64 prontuários das pacientes que foram admitidas na UTI Materna com síndrome HELLP, no período de Janeiro/2015 a Dezembro/2016. Os dados foram coletados através de prontuários. Analisados pelo programa SPSS versão 2.0, e tabulados Office Excel versão 7.0. Realizado testes estatísticos ANOVA, t de student, Bonferrone e Qui quadrado. Exposta e organizada em gráficos e tabelas. Submetido à apreciação do Comitê de Ética da Maternidade Escola Assis Chateaubriand parecer aprovado n:1.939.866 e seguidos todos os princípios éticos da resolução 466/2012.


Resultados
Analisadas 64 pacientes com Síndrome HELLP, a idade das pacientes variou de 14 a 41 anos, com média de 28,3 anos. Observado que 53,1% das mulheres estavam na faixa etária de 19-30 anos. Observa-se que 50% das mulheres do estudo eram primigesta. Analisando as doenças hipertensivas apresentadas observamos que 81% das pacientes apresentaram hipertensão na gravidez atual e não tinham apresentado nenhum tipo de distúrbio hipertensivo antes da gravidez atual. Considerando-se os tipos de complicação apresentadas 53,1% apresentaram pelo menos uma complicação. Quanto ao desfecho, 96,9% das mulheres com Síndrome HELLP receberam alta, e 3,1% das pacientes foram a Óbito.


Conclusões/Considerações
A principal faixa etária acometida por Síndrome HELLP foram de pacientes de 19 a 30 anos. Há relação direta entre a primigestação com o desenvolvimento de síndrome HELLP. Há relação entre Hipertensão na gestação, com 4,25 vezes mais chance de HELLP que quando comparadas àquelas com hipertensão crônica. As principais complicações das pacientes foram oligúria e manifestações hemorrágicas. A mortalidade materna encontra-se menor que a literatura.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360