27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27b - Gestação e Maternidade: Saberes, cuidado e práticas  | 
         
        
		  
					 
          				
						 26806 - PERFIL SOCIAL E CLÍNICO DAS GESTANTES ATENDIDAS EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE TERESINA – PI FLÁVIA CRISTINA ARAÚJO SIQUEIRA - FACID DEVRY, LARA BEATRIZ PEREIRA FRANÇA - UNINOVAFAPI, ANADELIA FERREIRA COSME - FACID DEVRY, ENGEL MENESES DE OLIVEIRA - UNINOVAFAPI, STEFY LETÍCIA PESSOA SILVEIRA - FACID DEVRY, SABRINNA JALES CUNHA BRANDÃO - FACID DEVRY, SAULLO STEFANO SOUSA CASTELO BRANCO - FACID DEVRY, ANIELLE MEMÓRIA DA SILVA - UNINOVAFAPI, EDUARDO FRANÇA DO VALE CHAVES FILHO - UNINOVAFAPI, JOANA ELISABETH DE SOUSA MARTINS FREITAS - FACID DEVRY
					
  
					Apresentação/Introdução A gestação, um período fisiológico que acarreta na modificação da mulher no âmbito social, físico e psicológico,os quais suscitam um potencial de alto risco para a vida da gestante, é condição necessária para a sobrevivência da vida humana. É uma fase de alterações profundas no estilo de vida, provocando intensas modificações no corpo, na psique da mulher e nas expectativas e planos desenvolvidos pela família.
 
 
  
 	Objetivos Caracterizar o perfil social das gestantes atendidas em uma unidade básica de saúde.
 Identificar as principais modificações clinicas que ocorrem nas mulheres no período gravídico.
 Analisar o acompanhamento da equipe de saúde a essas gestantes. 
  
 	Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, transversal e quantitativo. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas com noventa gestantes que realizaram consulta de pré-natal no período de outubro de 2017 a janeiro de 2018, buscando informações sobre as características sociais, clínicas e o tipo de assistência recebida durante a gestação. 
  
 	Resultados Ocorreu planejamento da gestação (53,3%),a faixa etária predominante das gestantes foi de 18 anos (26,66%), encontradas em união consensual (90%), ocupação Do Lar (53,33%), realizaram seis ou mais consultas pré-natal (50%), considerados os valores ideais pelo ministério da saúde. São Primíparas (70%),  que já sofreram abortos anteriores (13,33%) e com desejo de parto eutócico para esta gestação (86,7%). Dentre os principais achados clínicos, foram encontrados: pirose (83,33%), astenia (70%), estrias gravídicas (66,66%), dispneia (63,33%), cefaleia (66,66%), corrimento vaginal (60%), dor pélvica (53,33%), câimbra (60%), infecção do trato urinário (46,66%). 
 
  
 	Conclusões/Considerações A maioria das gestantes é jovem,em união consensual,sem profissão,primíparas,frequentam as consultas de pré-natal, com particularidades clínicas que devem ser evidenciadas nas consultas.Baseado no conhecimento do perfil dessas gestantes,os profissionais de saúde podem aperfeiçoar as ações direcionadas para essa população.Tais medidas fornecem subsídios para ações de promoção e prevenção a saúde, assim como na qualidade da assistência fornecida no período gravídico.
					 | 
        			 
					
       
   
     |