27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27c - Adolescentes, jovens e debates sobre corpo e saúde |
21844 - ASSOCIAÇÃO DA IMAGEM CORPORAL COM NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E COMPORTAMENTO SEDENTÁRIO DE ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO VALTER PAULO NEVES MIRANDA - UFJF, RONALDO ROCHA BASTOS - UFJF, VITOR GABRIEL BARRA - UFJF, PAULO ROBERTO DOS SANTOS AMORIM - UFV, ELIANE RODRIGUES DE FARIA - UFJF, JOÃO CARLOS BOUZAS MARINS - UFV, SYLVIA DO CARMO CASTRO FRANCESCHINI - UFV, SILVIA ELOIZA PRIORE - UFV
Apresentação/Introdução Adolescentes do sexo feminino apresentam maior preocupação com a aparência física. O aumento nível de atividade física e a diminuição do comportamento sedentário podem elevar o gasto de energia, com isso reduzir o excesso de gordura, melhorando assim, a avaliação da imagem corporal. No entanto, poucos estudos avaliam a associação do estilo de vida com a imagem corporal das meninas.
Objetivos Avaliar a associação da imagem corporal com nível de atividade física habitual, comportamento sedentário e composição corporal de adolescentes do sexo feminino.
Metodologia Estudo transversal e exploratório com 125 adolescentes do sexo feminino, de 14 a 19 anos, de Viçosa, MG. A imagem corporal foi avaliada pela Escala de Silhuetas e pelo Body Shape Questionnaire (BSQ). O peso, a estatura e o perímetro da cintura (PC) foram aferidos, e avaliou-se a relação cintura/estatura (RCE) e o percentual de gordura corporal (%GC). O Nível de Atividade Física (NAF) foi avaliado pelo Recordatório de Atividade Física de 24h (R24h), e o comportamento sedentário por meio do tempo de tela (TT) de TV, vídeo game, computador e tablets, separadamente o tempo de tela e tempo do celular (TC). Para realização do estudo houve dois financiamentos: FAPEMIG - APQ-02584-14 e do CNPq - 445276/2014-2.
Resultados
Os resultados mostraram que 84,16% das adolescentes foram classificadas como “sedentárias” ou com “baixo NAF”. O tempo de tela e de celular mostraram-se elevados (≥2h) em 85,24% e 58,68% das meninas, respectivamente. Verificou-se associação significativa entre todas as medidas de composição corporal e insatisfação com a silhueta atual, sendo que o PC e a RCE valores mais elevados, RP; 2,17 (IC95% 1,57–2,98) e 2,05 (1,46–2,89), respectivamente. As adolescentes fisicamente ativas foram mais insatisfeitas (RP = 0,55, IC95% 0,38–0,78) do que as adolescentes sedentárias ou com baixo NAF. Já aquelas com tempo de celular elevado apresentaram 1,83 (IC95% 1,03–3,24) mais chances de insatisfação corporal.
Conclusões/Considerações A associação foi observada entre a insatisfação corporal com todas as medidas de composição corporal, comportamento sedentário e NAF das adolescentes. Com este estudo foi possível enfatizar a importância de se avaliar diferentes aspectos da imagem corporal em relação a variáveis que representam o estilo de vida dos adolescentes.
|