Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27c - Adolescentes, jovens e debates sobre corpo e saúde

23311 - AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES SOCIAIS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO
DAYSE LÔRRANE GONÇALVES ALVES - UECE, STEFFANY ROCHA DA SILVA - UECE, CECÍLIA REGINA GALDINO SOARES - IFMA, ANA CARINA STELKO-PEREIRA - UECE, MARCELA HELENA DE FREITAS CLEMENTINO - UECE, LIANA DE OLIVEIRA BARROS - UECE, NATÁLIA DE LIMA VESCO - UECE


Apresentação/Introdução
O campo das Habilidades Sociais (HS) configura-se como frequente eixo dos estudos da Psicologia, porém ainda são insipientes os trabalhos que demostram a sua relação com a área da saúde coletiva. As HS apresentam-se como fatores de proteção para envolvimento em bullying, abuso de álcool e outras drogas e depressão, tornando-se importantes indicadores da situação de saúde de adolescentes e jovens.


Objetivos
Avaliar as HS, que se configuram como comportamentos emitidos em um contexto social que expressam sentimentos, opiniões ou direitos de modo adequado, de 191 estudantes universitários do Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA).


Metodologia
Trata-se de uma pesquisa descritiva, transversal e de natureza quantitativa, desenvolvida no período de maio a setembro de 2016. Para a coleta de dados, utilizou-se do seguinte instrumento: Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos e Contextos para Universitários- QHC-Universitários5, o qual é composto por duas partes, 1 e 2, mas somente a parte 1 foi utilizada nessa pesquisa. A parte 1 do instrumento apresenta 30 questões, agrupadas em três fatores: 1) Comunicação e afeto; 2) Enfrentamento; 3) Falar em público. Os dados foram analisados no SPSS 19.0. A Pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UECE, parecer 1.526.425 de 29 de abril de 2016.


Resultados
Em todos os fatores a média ficou abaixo do valor máximo. No fator "Comunicação e afeto" a média foi de 17,68, com desvio padrão de 5,89. Já no fator "Enfrentamento" a média foi de 6,24 e o desvio padrão de 3,91. Por fim, no fator "Falar em público" a média foi de 4,76 e desvio de 1,72. A partir das médias encontradas, observou-se indicativos de depressão e ansiedade, de acordo com o manual do instrumento, visto que o ponto de corte para o fator 1 é de 18,5 para depressão e 20,2 para ansiedade e para o fator 2 é de 9,2 para depressão e 7,1 para ansiedade. Já quanto à média do fator 3, esta estaria acima do escore do instrumento que indicaria depressão ou ansiedade (escore de até 4,5).


Conclusões/Considerações
Portanto, verificou-se indicativos de sintomatologia de depressão e ansiedade para a maioria dos estudantes, que também apresentaram um déficit significativo das HS. Destaca-se que medir as HS de adolescentes e jovens é relevante porque aponta uma linha de base para intervenções futuras; as HS estão relacionadas com o contexto social envolvido nos processos de saúde e adoecimento; e indicam aspectos interessantes relacionados à saúde mental.

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