Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27c - Adolescentes, jovens e debates sobre corpo e saúde

23762 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES ASSOCIADA À INATIVIDADE FÍSICA E ALIMENTAÇÃO
PÂMELA MELLO VISSER - PUC-CAMPINAS, LUCIANA BERTOLDI NUCCI - PUC-CAMPINAS, CARLA CRISTINA ENES - PUC-CAMPINAS


Apresentação/Introdução
O conceito de qualidade de vida abrange o estado físico, o psicológico, o nível de independência, as relações sociais, as crenças pessoais e os relacionamentos. As mudanças biológicas e psicossociais que ocorrem na adolescência podem afetar a saúde não só no momento vivido como por toda a vida, pois é uma fase em que se adquire conhecimentos e habilidades que serão importantes na vida adulta.


Objetivos
Avaliar índices de qualidade de vida de adolescentes e verificar sua associação com atividade física, hábitos alimentares, sono e uso de equipamentos eletrônicos.


Metodologia
Estudo transversal com 269 adolescentes de 10 a 17 anos de idade de uma escola pública localizada em um município do interior do estado de São Paulo. A qualidade de vida foi avaliada através do Pedriatric Quality of Life™ (PedsQL™). Além disso, foram coletados dados de saúde geral, sociodemográficos, antropométricos, da atividade física habitual – incluindo atividades de deslocamento e esportes, e questionário qualitativo de frequência alimentar.


Resultados
A amostra estudada foi composta majoritariamente por alunos entre 10 e 14 anos de idade (77%), eutróficos (59,3%) e pertencentes à classe social B (61%).
A média do escore de qualidade de vida total foi 73,8 (dp=11,6). O domínio emocional apresentou o menor escore (média±dp = 59,9±17,8), enquanto o maior foi identificado no domínio social (média±dp = 82,5±16,0).
Os adolescentes inativos, obesos e aqueles que dormem menos de 6 horas por noite possuem menores escores de qualidade de vida total (p<0,05). Além disso, os adolescentes com consumo regular de frutas, verduras e legumes e baixa frequência no consumo de fast food, apresentaram escores mais elevados de qualidade de vida total (p<0,05).


Conclusões/Considerações
As associações encontradas entre o escore de qualidade de vida total e um estilo de vida comum aos adolescentes, no qual predominam a inatividade física, o consumo regular de alimentos considerados não saudáveis e a privação do sono, reforçam a importância de ações voltadas a estudos de intervenção que estimulem a aquisição adoção e manutenção de hábitos mais saudáveis, tanto para melhorar a qualidade atual quanto para a vida adulta.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360