Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27c - Adolescentes, jovens e debates sobre corpo e saúde

25709 - MOBILIDADE ATIVA DE ESTUDANTES NO TRAJETO ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA
LIVIA ALESSANDRA DE CARVALHO TELES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, JÚLIA APARECIDA DEVIDÉ NOGUEIRA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
A vida contemporânea traz a necessidade de discutir estratégias de prevenção de doenças crônicas e de promoção da saúde. A mobilidade ativa é uma forma interessante por promover diversos impactos positivos ao ambiente, à coletividade e ao indivíduo. Na idade escolar possibilita ainda a adoção de hábitos de vida mais saudáveis que podem ser perpetuados até a vida adulta.


Objetivos
Sistematizar, por meio de revisão de literatura, estudos científicos relacionados à mobilidade ativa de estudantes no trajeto escolar, destacando aspectos que facilitam e dificultam esse comportamento bem como as metodologias de pesquisa utilizadas.


Metodologia
Usando combinações dos descritores: “mobilidade”, “transporte”, “deslocamento”, “ativo”, “sustentável”, “estudantes”, “escolares”, “trajeto” “escolar” buscou-se nas bases de dados periódicos CAPES, BVS, Scielo e Google acadêmico estudos publicados nos últimos cinco anos. Consultas iniciais resultaram em aproximadamente 2.181 estudos, nos quais aplicou-se os critérios de inclusão e selecionou-se 32 estudos.


Resultados
Dos 32 estudos selecionados, 17 foram publicados no Brasil, 13 em Portugal, um na Colômbia e um na Alemanha, sendo realizados com crianças e/ou adolescentes. A mobilidade ativa (a pé ou de bicicleta) não prevalece no percurso escolar dos estudantes, uma vez que as barreiras apontadas são a longa distância casa-escola e a falta de segurança. Os pesquisados ainda apontam como facilitadores da mobilidade ativa o prazer no desfrute do percurso e a economia. A maioria dos estudos foram de caráter transversal, com o uso de questionários.


Conclusões/Considerações
O transporte passivo (carro, moto, ônibus) é prevalente no percurso escolar em vários países. Compreender o que facilita e dificulta a mobilidade ativa dos estudantes é o primeiro passo para incentivar essa prática promotora de saúde que possa despertar comportamentos saudáveis por toda a vida. Destaca-se a necessidade de aumentar a segurança nos entornos das escolas. Mais estudos longitudinais, qualitativos e com amostras representativas são necessários.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360