Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27c - Adolescentes, jovens e debates sobre corpo e saúde

28329 - SABERES E FAZERES DA SAÚDE NO AMBIENTE ESCOLAR
DAIANE TAÍS SCHWANTES - GHC, DEIZE CASSIANA SEIFERT - GHC, LUCIANE MELCHIORS - GHC, CARMEN BURKE POOCH - GHC


Período de Realização
A atividade foi realizada durante o segundo semestre do ano de 2017.


Objeto da Experiência
Alunos de cinco turmas do primeiro ano do ensino médio, com idades entre 14 e 17 anos, de uma escola estadual localizada na Serra Gaúcha.


Objetivos
O objetivo da experiência realizada foi o de contribuir para o desenvolvimento de senso crítico sobre temas de interesse dos alunos, pouco abordados no ambiente escolar, a partir do acesso a um espaço de discussão, problematização e desmistificação de tabus.


Metodologia
Foi confeccionada uma caixa, que foi deixada por aproximadamente dois dias em cada sala. A proposta foi a de que cada aluno depositasse na caixa temas de interesse para discussão, bem como dúvidas relacionadas, sem necessidade de identificação. Após, a caixa foi aberta pela equipe de saúde, composta de diversos núcleos profissionais, e as questões que surgiram foram organizadas, definindo-se a partir de então o número de encontros e os temas a serem abordados em cada um deles.


Resultados
Houve boa aceitação da equipe de saúde no ambiente escolar e engajamento dos alunos nas discussões e dinâmicas. Os temas abordados estavam relacionados a questões diversas e cada turma trouxe inquietações distintas, demostrando a subjetividade dos sujeitos que as compunham.. Os temas eram abordados a partir vídeos, dinâmicas e rodas de conversa, partindo de uma escuta dos conceitos pré-concebidos e da promoção de discussões que buscavam desenvolver o senso crítico sobre as temáticas.


Análise Crítica
Foi de fundamental importância a escuta das necessidades dos alunos em detrimento de temas pré-estabelecidos pela equipe de saúde. Todas as turmas apresentaram diferentes questões, de forma que não repetiu-se as dinâmicas propostas. Ainda, os temas suscitados pelos alunos diferiram dos inicialmente sugeridos pela escola. A aceitação da equipe de saúde em ambiente escolar pode ter-se dado, justamente, pelo entendimento e atendimento das necessidades dos alunos.


Conclusões e/ou Recomendações
O trabalho foi importante para a promoção da sensibilização e problematização de temas pouco ou nada discutidos, em sala de aula e no ambiente familiar. Ainda, uma vez que foram discutidos temas de interesse real dos alunos, foi possível a aproximação entre profissionais de saúde e escolares , suscitando a possibilidade destes últimos procurarem o serviço de saúde também para promoção de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360