27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27c - Adolescentes, jovens e debates sobre corpo e saúde |
28753 - A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA ADOLESCENTES MASCULINOS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA JUAN DA CUNHA SILVA - IOC-FIOCRUZ, EZILANE RAMALHO MARTINS - UNIFESO, MÁRCIA DA CONCEIÇÃO LIMA CASTRO - UNOPAR, MARY ESTER DA SILVA CUNHA - UNIFESO, NEUSA IARA ANDRADE DOS SANTOS - ENSP-FIOCRUZ, DÉBORA HOLANDA LEITE MENEZES - UFF, CRISTIANE MEDEIROS DOS SANTOS - ENSP-FIOCRUZ
Período de Realização Esse trabalho foi realizado entre setembro de 2016 e junho de 2017.
Objeto da Experiência Construção de um projeto de intervenção voltado a fomentar ações de cuidado em saúde para adolescentes masculinos numa Estratégia de Saúde da Família.
Objetivos Propor a partir da perspectiva da Promoção da Saúde, estratégias e ações capazes de fomentar o cuidado para adolescentes masculinos numa ESF. Desenvolver ações de Educação Permanente em Saúde (EPS) para os profissionais da ESF. Avaliar as ações de forma participativa.
Metodologia O projeto de intervenção foi construído e organizado a partir do marco lógico, o que promoveu a identificação dos objetivos, indicadores, meios de verificação, fatores externos, ações, recursos e resultados esperados. Foram construídas ações que contemplaram: o desenvolvimento de EPS para profissionais da ESF; a realização de um diagnóstico participativo dos adolescentes; a construção de uma parceria interinstitucional entre uma escola e a ESF; e realização da avaliação participativa.
Resultados No decorrer da construção do projeto de intervenção foram identificadas as potencialidades do território da ESF, assim como a necessidade da construção de parcerias institucionais. O projeto de intervenção possibilitou a construção de ações e medidas voltadas para a reorientação dos serviços a partir do desenvolvimento de habilidades dos atores envolvidos nas cenas de cuidado, privilegiando a participação e o engajamento dos adolescentes no planejamento das ações de cuidado em saúde.
Análise Crítica Esse projeto de intervenção pode ser visto como um ponto de partida para a adoção de novas diretrizes e linhas de cuidado para um grupo que procura de forma incipiente os serviços de saúde, à medida que é proposto um conjunto de ações que visam superar a dimensão do cuidado apenas como um produto verticalizado destinado a essa população e vislumbra a construção do cuidado entre os sujeitos na cena do cuidado e a partir das demandas do território.
Conclusões e/ou Recomendações A partir das ações propostas no decorrer dessa experiência o processo de trabalho dos profissionais de saúde e gestão da ESF pode ser reorientado de modo que os sujeitos desenvolvam habilidades e possam atuar no atendimento das demandas dos adolescentes. Vislumbra-se que, no decorrer desse processo, ocorra a construção de vínculos entre os profissionais e os adolescentes, contribuindo assim, com a sustentabilidade das ações.
|