Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC27d - Envelhecimento e Gênero

21538 - VELOCIDADE DE CAMINHADA COMO PREDITOR DA INCAPACIDADE FUNCIONAL EM IDOSOS USUÁRIOS DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
KELLY NASCIMENTO LAGO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, SAULO VASCONCELOS ROCHA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, CLARICE ALVES DOS SANTOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA, LELIA RENATA CARNEIRO VASCONCELOS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA


Apresentação/Introdução
O envelhecimento é marcado por acentuado declínio funcional decorrente de diminuição da força muscular, flexibilidade, velocidade e da mobilidade do idoso. A redução dos níveis de aptidão física compromete a realização das atividades do cotidiano e exercem efeito negativo na qualidade de vida dessa população


Objetivos
Analisar a velocidade de caminhada como preditor da incapacidade funcional em idosos.


Metodologia
Estudo transversal, realizado no município de Ibicuí/BA, com amostra de 310 idosos selecionados aleatoriamente. Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo informações sociodemográficas, hábitos de vida, avaliação da velocidade de caminhada (teste de caminhada em 2,44 metros) e incapacidade funcional. Foram construídas curvas ROC (Receiver Operating Characteristic Curve) e identificado os pontos de corte do tempo dispendido no teste de velocidade de caminhada que melhor discriminam a incapacidade funcional em idosos.


Resultados
A média de idade dos idosos foi de 71,62 ± 8,15 anos. As áreas sob a curva ROC identificaram valores maiores que 0,60 (p<0.05). Os melhores pontos de corte do teste de velocidade de caminhada para discriminar a incapacidade funcional e que apresentam melhores equilíbrios entre sensibilidade e especificidade foram de 12.83 segundos ou mais para os homens e de 10.77 segundos para mulheres.


Conclusões/Considerações
Os resultados encontrados indicaram que a velocidade de caminhada tem uma boa capacidade de discriminar a incapacidade funcional em idosos. Recomenda-se a utilização do teste de velocidade de caminhada em ações no âmbito da clínica, avaliação gerontológica e levantamentos com propósito de avaliar as condições de saúde de idosos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360