29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC27j - Práticas contraceptivas, gravidez e parto e situações de vulnerabilização  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23333 - CONSULTA DE ENFERMAGEM À GESTANTE COM SÍNDROME DE ESTRESSE POR MUDANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA LORENA PONTES DE SOUZA - UNIFOR, MARIA ELBA SÁ DA SILVA - UNIFOR, SARAH MARIA DE SOUSA FEITOZA - UNIFOR, ÁTILA MOURA TEIXEIRA - FAMETRO, PAULA NATASHA RODRIGUES VALENTIM DE CARVALHO - FATECI, ANA PAULA BRANDÃO DA SILVA FARIAS - NAPEN/CORENCE, ARIADNE FREIRE DE AGUIAR MARTINS - NAPEN/CORENCE, KYLVIA REGIA SILVA DIÓGENES - NAPEN/CORENCE, JOSÉ JEOVÁ MOURÃO NETTO - UECE/NAPEN/RETEP/CORENCE, SUSANA BEATRIZ DE SOUZA PENA - UNIFOR/FATECI/NAPEN/RETEP/CORENCE
					
  
					Período de Realização Foi realizada no mês de abril de 2017, numa unidade de atenção primária em Fortaleza/CE.
  
 	Objeto da Experiência Gestante com Diagnóstico de Enfermagem de Síndrome de Estresse por Mudança
  
 	Objetivos Relatar a experiência durante a consulta, descrevendo a sistematização da assistência de enfermagem durante o pré-natal, identificando os diagnósticos de enfermagem, com base na identificação das necessidades afetadas pela gestante, e assim elaborar as intervenções de enfermagem.
  
 	Metodologia Relato de experiência realizado por internas de enfermagem em uma unidade básica de saúde na periferia de Fortaleza/CE. Os dados foram coletados durante consulta de pré-natal através de anamnese, exame físico e consulta ao histórico da gestante. Os problemas e diagnósticos de enfermagem foram identificados e classificados conforme a NANDA e as intervenções baseadas na NIC. Os aspectos éticos foram contemplados de acordo com a resolução 466/12
  
 	Resultados Gestante, 21a, queixas principais: otalgia, cefaléia e tosse, sendo anteriormente atendida em UPA. Fazendo uso de antiemético para amenizar períodos de náuseas. Ao exame físico: glândula tireoide aumentada; AC: RCR em 2T com BNF sem sopro; AP: MVU ausência de ruídos adventícios; abdômen globoso, RHA presentes. Faz uso de Fenobarbital para controle de epilepsia há 4 anos tendo suspendido há 1 mês, após comprovar a gestação. Relata intenso estresse pela suspensão do anticonvulsivante.
  
 	Análise Crítica Identificou-se como problema a excessiva preocupação com a suspensão da medicação. Perante o exposto, foi escolhido o diagnóstico de enfermagem síndrome do estresse por mudança relacionado à imprevisibilidade da experiência, caracterizado por preocupação. Como intervenção, foi ofertado apoio psicológico e orientações sobre as dúvidas da paciente no qual a mesma referiu melhora do quadro por sentir-se mais encorajada. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Diante do contexto de uma unidade básica de saúde o profissional enfermeiro deve promover a prevenção de danos à saúde da população. O período gravídico traz diversas modificações fisiológicas e o cuidado de enfermagem possibilita uma atenção a esse contexto capaz de facilitar e entender essas mudanças. A sistematização de enfermagem traz embasamento científico nas condutas de enfermagem, baseada nas necessidades individual de cada paciente.
					 |