Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16b - LGBT I

27983 - CARTOGRAFIAS DA POPULAÇÃO LGBT EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: (RE) PENSANDO OS DESAFIOS DA SAÚDE COLETIVA NO SISTEMA PRISIONAL
ANDRÉ LUIZ FERREIRA - UFES, JOEL HIRTZ DO NASCIMENTO NAVARRO - UFES, LINCCON FRICKS HERNANDES - EMESCAM, MARIA ANGÉLICA CARVALHO ANDRADE - UFES, RAQUEL LOPES DE MATOS GENTILLI - EMESCAM, TULIO ALBERTO MARTINS DE FIGUEIREDO - UFES


Período de Realização
Iniciado em janeiro de 2017 e finalizado em setembro do mesmo ano


Objeto da Experiência
Projeto de intervenção intitulado Gênero e realizado em uma unidade prisional do Estado do Espírito, direcionado para população LGBT.


Objetivos
Problematizar as questões de gênero e sua interface com a saúde coletiva no contexto prisional.


Metodologia
Discutir questões de gênero com um grupo formado por 25 participantes entre eles, 15 travestis e 10 gay boys (homossexuais que possuem perfil mais masculino). Os encontros eram realizados semanalmente, onde realizavam-se rodas de conversa, psicodramas, técnicas terapêuticas de relaxamento, debates sobre filmes sobre a temática de gênero e cuidado em saúde.


Resultados
Em seus ricos relatos, os participantes do grupo declararam sofrer com o preconceito vivido por inspetores penitenciários e também por profissionais, tanto do setor da saúde quanto do setor psicossocial. Queixavam-se ainda de não ter acesso a escola como os demais internos. Outro fator era o abandono familiar, que não acontecia pelo fato de terem cometido algum crime, mas por não terem aceita a sua orientação sexual.


Análise Crítica
A dupla exclusão vivida por uma população julgada por seus delitos e por sua opção sexual, trás em si, toda uma gama de questões desafiadoras e extremamente carentes de um maior aprofundamento do campo da saúde coletiva. É evidente o quanto de sofrimento ainda ocorre principalmente pela desinformação geral, quanto ao cuidado dessa população.


Conclusões e/ou Recomendações
A realidade da população LGBT nas unidades prisionais é um tema pouco abordado em pesquisas. Urge a necessidade de se dialogar sobre este tema e de sua interface para com a saúde coletiva e também que se encontrem novas formas de cuidado e até de ressocialização dessa população.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360