Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16d - Violências

21591 - ANALISE DOS FEMINICÍDIOS DE 2015 NA CIDADE DE CAMPINAS, SÃO PAULO – BRAZIL
MONICA CAICEDO ROA - EPIGEO/UNICAMP, ANA CLAUDIA ALVES MARTINS - EPIGEO/UNICAMP, PEDRO HENRRIQUE DE FARIA - EPIGEO/UNICAMP, RICARDO CARLOS CORDEIRO - EPIGEO/UNICAMP


Apresentação/Introdução
O Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking dos paises com mais crimes praticados contra as mulheres. A violência contra a mulher e é considerada um problema de saúde pública. Compreende um amplo espectro de manifestações: do assédio até a violência fisica, abuso sexual e a morte (feminicidio). O feminicídio é definido de manera geral como a morte intencional de uma mulher por questão do seu gênero.


Objetivos
O objetivo deste trabalho e é caraterizar os feminicídios que ocorreram em 2015 na cidade de Campinas.


Metodologia
Mediante parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foi obtido o conteúdo das declarações de óbitos de todos os moradores do município que faleceram entre 2000 e 2015 em decorrência de uma causa externa (Capítulo XX da CID-10). Com esses dados, calculou-se o coeficiente de mortalidade padronizado de mortes violentas atingindo mulheres. Para as mortes femininas ocorridas em 2015, por meio de autópsias verbais, foram identificados e descritos os feminicídios, foi usada a clasificação dos casos de femicidio proposta por Carcedo (Carcedo and Sagot, 2000) além das considerações legais do crime de feminicídio.


Resultados
Entre os 185 homicídios do ano 2015, 26 foram assassinato de mulheres, e dentre essas, 19 (73,1%) foram feminicídios. A incidência de feminicídio foi 3,18 casos para cada 100.000 mulheres.
A média de idade das vítimas foi 31,7 anos, com ensino fundamental, principalmente solteiras, com filhos, (duas delas gravidas). A maioria dos feminicídios foram cometidos pelo companheiro atual ou por conhecidos. Os mecanismos das mortes foram: arma branca, arma de fogo e estrangulamento, ocorrendo principalmente no domicilio da vítima.



Conclusões/Considerações
Os feminicídios em geral têm mecanismos de morte altamente violentos física e sexualmente. A análise do perfil das vítimas aponta a violência doméstica como um aspecto central nos feminicídios, o uso do método da autópsia verbal possibilitou o conhecimento das motivações dos agressores e a relação com a vítima. Este estudo evidencia os altos níveis de intolerancia contra a mulher na cidade de Campinas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360