Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16d - Violências

25210 - PIERRE BOURDIEU ENCONTRA SIMONE DE BEAUVOIR: REFLEXÕES SOBRE A DOMINAÇÃO MASCULINA E A VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA NO SUS
FLÁVIA DE - IMS/UERJ


Apresentação/Introdução
As análises a partir de Pierre Bourdieu e Simone de Beauvoir apontam para a existência de uma estrutura de opressão na sociedade que é determinada pela lógica patriarcal. De acordo com os autores a dominação masculina está expressa em todas as esferas da vida. Assim, é possível estabelecermos a partir daí um nexo teórico que conecta a violência obstétrica e a lógica da dominação dos corpos das mulheres.


Objetivos
Identificar os pontos de intersecção no que tange à dominação masculina em trechos das obras: A Dominação Masculina e O Segundo Sexo, e estabelecer um nexo teórico com a violência obstétrica sofrida pelas mulheres que acessam o SUS.


Metodologia
Este trabalho propõe uma análise teórica comparada com vistas ao exame dos fundamentos da violência obstétrica praticada nos serviços de assistência à saúde.


Resultados
Os caminhos trilhados pelos dois autores nos alerta sobre as dimensões culturais da dominação masculina. A explicação de um mundo que exclui as mulheres, que segue e impõe a lógica de ordenação masculina em todas as suas esferas nos apresenta uma perspectiva diferenciada em relação às análises realizadas pelos teóricos do pensamento sociológico clássico. As dimensões patriarcais captadas nos trabalhos de Bourdieu e Beauvoir, nos permite estabelecer um nexo teórico entre a violência obstétrica e a subordinação corporal praticada contra as mulheres que acessam o SUS.


Conclusões/Considerações
É preciso destacar que os estudos que Bourdieu e Beauvoir realizam vai além do materialismo como método de leitura da desigualdade entre os sexos, pois se concentram na análise das relações de poder. Configurando uma ampliação da análise no que se refere às características e mecanismos da dominação masculina. Servindo para apontar o nexo teórico do patriarcalismo com a violência obstétrica praticada na assistência à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360