28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16d - Violências |
29000 - VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DAS CARTAS DO JOGO VIOLETAS: CINEMA&AÇÃO NO ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER MARIA RAQUEL GOMES MAIA PIRES - UNB
Apresentação/Introdução Como ambiência para as reflexões lúdicas de graduandas/os e profissionais sobre as questões de gênero, este trabalho investiga a validação das cartas do jogo de tabuleiro VIOLETAS: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher, como uma das etapas da pesquisa que desenvolveu a referida tecnologia lúdico-educativa.
Objetivos Validar a relevância e a clareza do conteúdo das cartelas do jogo de tabuleiro Violetas: cinema & ação no enfrentamento da violência contra a mulher, em relação ao conceito de enfrentamento da violência contra a mulher.
Metodologia Pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, em duas rodadas. Primeiro, realizaram-se partidas-testes com um grupo de juízes formado por 12 especialistas, correspondentes aos personagens do Violetas, seguida de avaliação da relevância e da clareza das cartelas em relação ao conceito de enfrentamento da violência contra a mulher. Depois, após os ajustes nas cartelas, submetemos novamente as mesmas ao grupo, por meio de um formulário on line. Uso do Índice de Validade de Conteúdo (Content Validity Index – CVI), do Índice de Fidedignidade (Reliability) e de concordância interaavaliadores (Interrater Agreement – IRA) com valores acima de 0,80 para decisão acerca da validação das cartelas.
Resultados Logo após as partidas-testes, os 12 especialistas correspondentes às personagens do jogo (educador/pesquisadora/r; militante no movimento de mulheres; operadora/r de direito; profissional de saúde/integrante de política pública) avaliaram o texto de 12 cartas da sua especialidade, segundo a relevância e a clareza ao conceito de enfrentamento da violência contra a mulher (Brasil, 2012). Destas 48 cartas, quarenta foram consideradas válidas e oito precisaram ser alteradas, conforme recomendação dos juízes. Após os ajustes, as 8 cartelas restantes foram novamente avaliadas, com índices de CVI e IRA acima de 0,80. Nos ajustes finais, o jogo fechou com 35 cartelas validadas segundo o conteúdo.
Conclusões/Considerações As 35 cartelas do jogo Violetas foram validadas segundo a relevância e a clareza ao conceito de ‘enfrentamento da violência contra a mulher’ expressa na Política Nacional de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres. O conteúdo validado contém discursos que auxiliam na desconstrução das desigualdades e no combate às discriminações de gênero, além de problematizarem os padrões sexistas/machistas ainda presentes na sociedade brasileira.
|