Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC16e - LGBT II

26541 - A FONOAUDIOLOGIA NO CUIDADO À POPULAÇÃO LGBT: DA FORMAÇÃO À ATUAÇÃO
LUCIANA FIGUEIREDO DE OLIVEIRA - UFPB, BRUNNA THAIS LUCKWU DE LUCENA - UFPB, EVA CAROLINA FONSECA DE REZENDE CRUZ - UNIPE, NASLA JOHANA DE ALMEIDA - UFPB, HOSANA SILMARA ELEUTÉRIO SILVA - UFPB, HANNA SHIVA LUDGERO FARIAS - UFPB, RICARDO DIAS CASTRO - UFPB


Apresentação/Introdução
Na Fonoaudiologia, as questões de identidade de gênero e a orientação sexual continuam sendo geralmente, desconsideradas enquanto variáveis em saúde. Assim, questões específicas relacionadas ao cuidado prestado à comunidade LGBT, geralmente, têm sido menosprezada nos espaços de formação, já que as relações de gênero são pouco levadas em consideração quando se estuda o processo de cuidado.


Objetivos
Discutir a formação e atuação fonoaudiológica voltada à população LGBT


Metodologia
Os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada com a fonoaudióloga que atua em um ambulatório LGBT e de análise documental do banco de dados do serviço. A entrevista envolveu questões relacionadas a formação para atuação com a população LGBT, bem como aspectos relacionados à atuação da profissional com os usuários do serviço, às principais demandas e queixas de saúde para os atendimentos e o perfil dos usuários que recebem acompanhamento fonoaudiológico.




Resultados
A partir das queixas trazidas pelos usuários, observou-se que, é necessário que o profissional esteja preparado para lidar com estes usuários e todas as implicações em saúde que são desencadeadas pelas situações de discriminação e de exclusão vividas por eles.
Verificou-se também que a formação em fonoaudiologia não tem possibilitado ao profissional que atua com a população LGBT, a ampliação e/ou transformação de de suas ações, fazendo com que os mesmo atuem de forma reducionista, provocando muitas vezes o agravamento das situações de doença.



Conclusões/Considerações
A formação em fonoaudiologia ainda não enxerga este grupo social com a devida importância no que diz respeito a produções científicas e no ensino para as práticas terapêuticas. Este fato reafirma a necessidade de discutir o perfil do profissional que atua com este público e qual formação ele está recebendo para prestar cuidados à esta população

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360