28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids   | 
        
        
		  
					 
          				
						 23928 - GRAVIDEZ ADOLESCENTE EM CONTEXTOS SITUADOS DE VULNERABILIDADE-BOGOTÀ/COLÔMBIA RAFAEL ANTÔNIO MALAGÓN OVIEDO - UNIVERSIDAD NACIONAL DE COLOMBIA, DINA CZERESNIA - ENSP-FIOCRUZ
					
  
					Apresentação/Introdução A gravidez adolescente é evento recorrente na saúde pública. Estruturas teóricas/conceituais baseadas na epidemiologia do risco e enfoques biomédicos acompanham intervenções  dando reforço a respostas genéricas e descontextualizadas que conferem responsabilidade aos adolescentes.O interesse é desvendar, como territórios com traços históricos de  vulnerabilidade têm também força explicativa. 
  
 	Objetivos Analisar trajetórias que conduzem adolescentes à gravidez  em  contextos situados de  vulnerabilidade em um setor urbano-marginal da Cidade de Bogotá D.C-Colômbia, levando em conta aspectos socioculturais e de exclusão intergeracional.
  
 	Metodologia Elaborou-se um estudo descritivo-interpretativo de carácter exploratório com aproximações quantitativas e qualitativas. Considerando a complexidade do objeto de estudo, com múltiplas dimensões e interferências envolvidas, o desenho metodológico integrou, ademais, perspectivas sincrônicas e diacrônicas sob uma lógica processual. Com o  objeto de relacionar o mundo experimentado pelos adolescentes, nos contextos familiais, comunitários e sociais, com as trajetórias que levam à gravidez, aplicou-se um inquérito para 1895 adolescentes em quatro escolas, por amostra teórica, e feitas  80 entrevistas em profundidade, tanto com adolescentes envolvidos na experiência da gravidez, quanto com seus cuidadores.
  
 	Resultados A análise revelou que configurações socioculturais específicas e condições sistemáticas de exclusão intergeracional, nas quais participam ativamente adultos e adolescentes dos locais estudados, têm poder explicativo sobre a gravidez adolescente. Foram captados estilos amorosos ligados a formas longínquas de domínio e apropriação territorial, entre outros múltiplos aspectos. É nessa complexidade que os dados adquirem sistematicidade, e a análise processual desvela achados relativamente convencionais na literatura, mas qualificando-os e trazendo também novidades em outros. Convivência de princípios e alteridades contraditórias relacionadas com a sexualidade foram também registrados.
  
 	Conclusões/Considerações Um maior conhecimento sobre as características socioculturais e de exclusão intergeracional nos ambientes de socialização dos adolescentes, é um caminho promissor para qualificar informações relacionadas com a gravidez. Os enfoques essencialistas/reducionistas, muito presentes nesta área, dão excessiva centralidade aos comportamentos juvenis, em sacrifício de outros aspectos, igualmente significativos na explicação.
					 |