28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16f - Sexualidade, Juventude e IST/Aids |
25370 - ABORDANDO A SÍFILIS ATRAVÉS DA RODA DE CONVERSA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIA BEATRIZ DE ASSIS VEIGA - UNIRIO, BEATRIZ LIMA PEREIRA LEITE - UNIRIO, MARCELLE SAMPAIO DE FREITAS GUIMARÃES - UNIRIO, SELMA VILLAS BOASTEIXEIRA - UNIRIO, LEILA RANGEL DA SILVA - UNIRIO
Período de Realização A atividade foi realizada no turno da manhã do dia 26 de Outubro do ano de 2017.
Objeto da Experiência Saberes e informações quanto à prevenção, o contágio, o diagnóstico e o tratamento da sífilis
Objetivos A atividade de educação em saúde que utilizou a roda de conversa objetivou sensibilizar a população interna e externa da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro quanto a importância da prevenção da sífilis, assim como o seu diagnóstico e o tratamento.
Metodologia Foi realizada uma roda de conversa no Hall do campus da Reitoria da UNIRIO, sob a coordenação de docentes e discentes da graduação e Pós-Graduação. Participaram da atividade homens e mulheres pertencentes a comunidade interna e externa da universidade. Esta ação envolveu o Projeto de Extensão “Educação em Saúde: Perspectivas no âmbito da saúde da mulher”, e a Pesquisa Institucional “Sífilis no Ciclo da Vida: Interfaces entre a saúde e a educação”, aprovada pelo parecer CEP 2.213.742.
Resultados O conhecimento da população quanto a sífilis foi verificado, sendo assim abordada a sua prevenção, o seu diagnostico e tratamento através de dinâmicas e material educativo. A discussão contemplou também o direito ao acesso aos serviços de saúde, que se não garantidos poderia dificultar o diagnostico e tratamento da infecção. Os participantes foram sensibilizados e assumiram o compromisso de serem agentes multiplicadores nos seus espaços sociais.
Análise Crítica A atividade além de permitir a divulgação das formas de prevenção, de transmissão, diagnosticas e terapêuticas da sífilis, garantiu um engajamento da comunidade no combate a infecção. Assim como possibilitou uma aproximação de pesquisadores da população geral, fazendo com que os mesmos revissem suas praticas assistenciais. A importância da ação foi reconhecida ainda através da sua premiação como a melhor apresentação na modalidade Roda de Conversa da 15ª Semana de Integração Acadêmica da UNIRIO.
Conclusões e/ou Recomendações A ação garantiu a troca de saberes entre pesquisadores/ docentes/discentes e a população, o que a tornou válida por permitir a compreensão da realidade social, o que favorece a implementação de assistência direcionada a esta, e neste sentido outras atividades similares devem ser estimuladas.
|