29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC16h - Narrativas |
22348 - PROJETO ENTRE MARIAS: PAUTAS FEMININAS ROBERTA ANTUNES MACHADO - IFRS, MARCELA WANGLON RICHTER - COLETIVO ROSA LUXEMBURGO, ANGELITA FIALHO SILVEIRA - IFRS, ÉDNA ALICE DUARTE DA ROCHA - IFRS, BRENDA FARIAS PACHECO - IFRS, MARIA EDUARDA CUNHA DA SILVA - IFRS, RAYSA SILVEIRA - IFRS, CRISTIANE TROINA FERREIRA - COLETIVO FEMINISTA ROSA LUXEMBURGO, LUCÍA SILVEIRA ALDA - IFRS
Período de Realização O projeto Entre Marias: pautas feministas, foi desenvolvido entre janeiro e dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Divulgar as pautas feministas emergentes no ano de 2017.
Objetivos Ampliar as discussões em torno do feminismo, através dos meios de comunicação de massa (rádio FM 106.7), na perspectiva da educação popular.
Metodologia O Projeto caracteriza-se por um quadro mensal dentro de um programa de rádio (Programa Paralelo 30 - FM106.7) da Universidade Federal do Rio Grande, em parceria com a AptaFURG (sindicato dos Técnicos da FURG e IFRS-RG) com duração de uma hora , realizados nas segundas quintas- feiras de cada mês (janeiro a dezembro de 2017), com participação de convidadas (os) conforme a afinidade com o tema, envolvendo vários movimentos sociais da cidade não se restringindo apenas a participação do movimento feminista.
Resultados Ao longo do ano foram realizados 12 encontros com os seguintes temas: feminismo negro; Lgbtfobia; suicídio com enfoque de gênero; Coletivo Rosa Luxemburgo e a Segunda Semana Feminista do IFRS-RG; patriarcado, relacionamentos abusivos e feminicídio, 11 anos da Lei Maria da Penha; Associação LGBT do Rio Grande; Dia Internacional da Mulher: dia de luta; Coletivo Feminista Muralha Rosa; empoderamento e gênero; sexualidade e diversidade.
Análise Crítica O projeto teve uma boa adesão da comunidade Riograndina, permitindo que a mesma tivesse acesso ao conhecimento das pautas feministas e dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade, o que levou o convite para participar de outros programas,de comunicação,tais como: Elas na TV e Andrea Muller Entrevistas, ambos programas da TV MAR . além de participamos de outro Programa de Rádio da FURG, FM Café (106,7).
Conclusões e/ou Recomendações O projeto já começou suas atividades no ano de 2018 em janeiro com a pauta da divulgação da Parada Livre do município do Rio Grande e contou com a participação da Associação LGBT. Este ano o projeto estará sob responsabilidade do movimento feminista Rosa Luxemburgo, mantendo a parceria entre o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade. As próximas pautas ainda estão em construção.
|