Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19c - Atenção à saúde materno-infantil 

23101 - O ACESSO AS ATIVIDADES DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA DO DISTRITO FEDERAL
AMARÍLIS BAHIA BEZERRA - UNB, HELEN DA COSTA GURGEL - UNB, WILDO NAVEGANTES DE ARAÚJO - UNB


Apresentação/Introdução
O Brasil, desde 2015, encontra-se em estado de alerta em razão do aumento dos casos de infecção por Zika. Após confirmação da relação entre o Zika vírus e os casos e microcefalia pelo Ministério da Saúde, houve a necessidade de se intensificar o acompanhamento desses casos. Diante disso, a atenção básica alinhado à Estratégia Saúde da Família (ESF) passa a ter um papel fundamental nesse contexto.


Objetivos
Avaliar o acesso de crianças com microcefalia a rede de saúde pública do Distrito Federal. Identificar a unidade básica de saúde mais próxima à residência das crianças e a distância entre a residência e o local de realização da estimulação precoce.


Metodologia
Coleta dos dados a partir da ficha de acompanhamento das crianças com microcefalia, no período de 2015 a 2017 de crianças residentes do Distrito Federal. A partir de dados disponibilizados pela SES-DF, aprovado por comitê de ética. A segunda etapa foi espacializar as áreas abrangência das unidades básicas de saúde do DF e cruzar com os casos de microcefalia, com técnicas de geoprocessamento. Para mensurar se os serviços de saúde do DF contemplavam as necessidades de atendimento das crianças com microcefalia foi realizado o cálculo das distancias entre os locais de residência das crianças e os respectivos locais de estimulação precoce. Para tal, utilizou-se o OpenStreetMap.


Resultados
A rede de serviço de saúde pública do DF é organizada de forma regionalizada, dividida em 7 regiões de saúde, com a atenção primária ordenada pela ESF. A cobertura total da atenção pela ESF no DF é de 30,7%. De 2015 a 2017 foram registrados 7 casos de crianças com microcefalia com relação confirmada com Zika vírus, identificados em diversas Regiões Administrativas do DF. Dos casos mapeados de crianças com microcefalia que realizam estimulação precoce, prevalece a necessidade de percorrer longas distâncias, não contendo nenhum caso em que a estimulação é realizada em uma unidade básica de saúde próxima à residência. Em sua maioria, as estimulações ocorrem em unidades de maior complexidade.


Conclusões/Considerações
No DF, ainda que a rede de saúde conte com serviços de atenção básica em todas regiões de saúde, a iniquidade de acesso prevalece, concentrando serviços como a da estimulação precoce em áreas mais centrais. No que se trata do programa da ESF, chamou ainda mais atenção à insuficiência da cobertura nas regiões de saúde. Desse modo, a organização da rede de saúde revela-se, ainda, insuficiente para atender à demanda causada pela infecção por zika.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360