Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19c - Atenção à saúde materno-infantil 

28272 - IMPLANTAÇÃO DE CENTRO DE PARTO NORMAL NO BRASIL
GILMARA LUCIA DOS SANTOS - MINISTÉRIO DA SAÚDE, AMANDA FEDEVJCYK DE VICO - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIA GERLIVIA DE MELO MAIA ANGELIM - MINISTÉRIO DA SAÚDE, LUIZA BEATRIZ RIBEIRO ACIOLI DE A. SILVA - MINISTÉRIO DA SAÚDE, MARIA ESTHER DE ALBUQUERQUE VILELA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Período de Realização
Em curso desde maio de 2013.


Objeto da Experiência
Implantação de Centro de Parto Normal (CPN) no Sistema Único de Saúde.


Objetivos
Apoiar tecnicamente e financeiramente os gestores e profissionais dos hospitais, estados e municípios para a implantação de CPN; ampliar a atuação do enfermeiro obstétrico na atenção ao parto e nascimento de risco habitual; contribuir para a mudança de modelo de atenção ao parto vigente no Brasil.


Metodologia
O Ministério da Saúde por meio da Coordenação Geral de Saúde das Mulheres (CGSMU) instituiu a Rede Cegonha que aponta como uma inovação de organização do modelo de atenção ao parto de risco habitual a implantação de CPN. São investidos recursos financeiros para investimento e custeio e apoio técnico para o processo de implantação de CPN. A solicitação de cada hospital dar-se pelo sistema de apoio de implementação e políticas em saúde com base nos critérios das normativas


Resultados
No SUS atualmente existem 23 CPNs implantados e em funcionamento segundo as normativas e evidências científicas mais atuais a respeito das Boas Práticas Obstétricas e Neonatais. Nestes CPNs a condução da assistência ao parto de risco habitual, puerpério fisiológico e cuidados com recém-nascido sadio, da admissão à alta, é feita por obstetriz ou enfermeiro obstétrico.


Análise Crítica
É notório o desafio no que diz respeito à implantação de CPN no SUS, pois a equipe e a gestão dos hospitais necessitam dispor de investimentos relacionados a qualificação do processo de trabalho das equipes, formação e organização do números de enfermeiras obstétricas nestes serviços, organização de fluxos e instituição de protocolos.


Conclusões e/ou Recomendações
A CGSMU tem a previsão de habilitar 20 CPN no ano de 2018 e assim apoiar estas unidades desenvolvidas para atenção aos partos de risco habitual, com atendimento humanizado e de qualidade, em um ambiente acolhedor, privativo, e com garantia da presença dos familiares, com vistas a mudança do modelo de atenção ao parto sem distócia e redução da mortalidade materna.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360