Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO19e - Núcleos de Apoio à Saúde da Família

23396 - INTEGRALIDADE DO CUIDADO E O NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF): DESAFIOS DESSA RELAÇÃO COMO AGENDA DE INVESTIGAÇÃO NA SAÚDE COLETIVA
JOSÉ RICARDO DE MESQUITA CARVALHO AYRES - USP, KAREN GONZAGA WALTER RODRIGUES - USP


Apresentação/Introdução
A metodologia do apoio matricial utilizada pelo NASF integra saberes/ações nos níveis assistenciais, operacionalizando o princípio da integralidade. Em São Paulo, há 9 Organizações Sociais de Saúde(OSS) que administram as Unidades de Saúde. Não há clareza acerca do modo como os modelos de gestão estão incorporando o NASF e suas finalidades integradoras aos processos de trabalho sob sua gestão.


Objetivos
Compreender como o princípio da integralidade do cuidado é entendido e operado no cotidiano de trabalho nas equipes NASF na cidade de São Paulo, segundo a forma de sua articulação com o modelo de gestão da atenção à saúde das diversas OSS.


Metodologia
Trata-se de estudo qualitativo, combinando técnicas de observação densa do cotidiano de trabalho das equipes NAF a entrevistas com informantes-chave, partícipes das equipes NASF e seus gestores. A produção e interpretação do material empírico é orientado pela Teoria do Processo de Trabalho em Saúde, de Mendes-Gonçalves, e pelo quadro do Cuidado/Integralidade, desenvolvido por Ayres.


Resultados
Apresentamos produto parcial da investigação, ainda em curso, estudando o caso de 1 NASF. Destacamos: ênfase na resolução de casos individuais que necessitem da atuação de diferentes categorias como exemplo de ação bem sucedida na perspectiva da integralidade, apontando-se a adesão ao auto-cuidado como marcador do sucesso, e déficits da rede e falhas de acesso como principal causa de insucessos; articulações de caráter pontual e pouco institucionalizadas entre NASF/outros serviços; reuniões com dinâmica variável e dependente do perfil dos profissionais presentes; pouco atendimento compartilhado entre NASF/ESF; e por fim, dependência estreita entre aspectos acima arrolados e o modo de gestão.


Conclusões/Considerações
É fundamental investigar a relação entre possibilidades de cuidado produzido no NASF e modelos de gestão, entendidos, como parte orgânica de processos de trabalho vinculados a projetos tecnopolíticos. Aspectos positivos, para a realização do apoio matricial dependem do sentido prático atribuído pela gestão à finalidade do trabalho, ao tipo de mediação a ser exercido pela gestão e ao modo como estes são relacionados à rede de atenção à saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360