Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO19k - Profissionais de saúde

22623 - POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROVIMENTO E FIXAÇÃO DE MÉDICOS NA APS EM UM ESTADO DO NORDESTE DO BRASIL: O QUE MUDOU?
MARCO TÚLIO AGUIAR MOURÃO RIBEIRO - UFC, TATIANA MONTEIRO FIUZA - UFC, RENAN MAGALHÃES MONTENEGRO JUNIOR - UFC, FREDERICO FERNANDO ESTECHE - ESP- CE, BARBARAH NOGUEIRA REBOUÇAS - ESP-CE, IVANA CRISTINA DE HOLANDA BARRETO - FIOCRUZ-CE


Apresentação/Introdução
A partir de 2011 os Ministérios da Saúde e da Educação implementaram programas que tiveram como objetivos iniciais prover e fixar os profissionais médicos na APS do Brasil, em áreas de difícil acesso e provimento.


Objetivos
Este trabalho tem como objetivo descrever a distribuição dos médicos da APS no Ceará, após a implantação das políticas públicas de provimento e fixação destes profissionais.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal e descritivo, realizado no estado do Ceará, no período de 2012 a 2016. Neste estudo foram identificados o número de equipes de saúde da família implantadas nos municípios durante este período, assim como a distribuição e perfil dos médicos dos programas de provimento. Para isto foram utilizadas como fontes o CNES/ DataSUS/Ministério da Saúde, e do Sistema de Gerenciamentos de serviço da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, do Ministério da Saúde. Estes dados foram processados a partir dos programas Tabwin e Stata.


Resultados
Observou-se que entre 2012 e 2016, duplicou-se o número de médicos atuando na Estratégia de Saúde da Família do estado. Em março de 2016, o estado do Ceará tinha 2.352 equipes de saúde da família implantadas, sendo que mais da metade destas foi composta pelos profissionais vinculados aos programas de provimento. Quando se analisou esta distribuição por perfil de municípios, percebeu-se 69% dos médicos vinculados a estes programas estavam trabalhando nos municípios classificados como G100 e pobreza.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que o Provab e o Programa Mais Médicos no Ceará tiveram forte influência na ampliação do número de equipes de saúde da família, possibilitando o provimento de médicos para municípios classificados como de extrema pobreza e vulnerabilidade no interior do estado e consequentemente promovendo o acesso, a equidade e longitudinalidade do cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360