27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19a - Acesso e acolhimento na Atenção Básica |
28911 - UTILIZAÇÃO DE SMS E APLICATIVO DE CELULAR NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS E EXAMES: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM IPOJUCA-PE ITAMAR CASSIMIRO HENRIQUE - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, CARLISON GOMES TAVARES - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, ADELAIDE MARIA CALDAS CABRAL - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, FABIO VIEIRA RIBEIRO DE ASSIS - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, JACYANE RODRIGUES DE MELO - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA, VIVIANY CAVALCANTE DE OLIVEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO IPOJUCA
Período de Realização O período pesquisado corresponde ao início da atual gestão, que vai de maio de 2017 a abril/2018.
Objeto da Experiência Implementação de novos canais de comunicação e interação com a população sobre as Marcações de Consultas Especializadas e Exames em Ipojuca-PE.
Objetivos Descrever a dificuldades em comunicar pacientes sobre marcações de consultas numa extensa área rural de baixa cobertura de telefonia;
Discutir o uso de SMS e Aplicativo para celular, onde pacientes verificam suas marcações das suas consultas e exames reduzindo consideravelmente o absenteísmo.
Metodologia O presente estudo está em andamento e tem caráter analítico e observacional. Todos os dados referente à demanda por consultas especializadas e exames, são coletados nos sistemas utilizados para marcação e comunicação com os pacientes que servem de base para a construção de indicadores e posteriores análises. Esses dados são extraídos, ordenados, compilados e posteriormente, através do Microsoft Excel dispostos em tabelas, gráficos dinâmicos e painéis de bordo para monitoramentos e análises.
Resultados Após quase 1 ano dos atuais processos de marcação de consultas e exames, associados à novas tecnologias de comunicação com os pacientes, foi possível um melhor aproveitamento das vagas ofertadas, visto que os pacientes ao serem avisados das suas marcações, conseguem se programar melhor e programar um transporte, visto que o município não conta com um sistema de transporte público muito capilarizado, isso devido à extensa área rural, onde situam-se vários engenhos de produção de açúcar.
Análise Crítica Estando à cerca de apenas 60km de distância do Recife, o município do Ipojuca apesar de ter um alto volume de arrecadação de impostos por conta do Complexo Portuário de Suape, o que lhe proporcionou por vários anos contar com o maior PIB per capita do país, possuía uma rede de atenção em saúde não muito compatível com todo esse aporte de recursos financeiros. Especialmente no que diz respeito ao acesso às especialidades de consultas e exames, onde havia muita carência de acesso.
Conclusões e/ou Recomendações Este trabalho mostra que o investimento em novas alternativas tecnológicas, pode ser uma grande alternativa de apoio à gestão, mesmo se tratando de áreas mais humildes. O uso de dispositivos celulares pela população é uma realidade, visto que o número de aparelhos celulares no Brasil hoje, supera o total de habitantes. Nesse sentido, utilizar meios de acesso a esse canal de comunicação é mais do que uma alternativa, é sim uma necessidade.
|