Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19c - Atenção materno-infantil

26485 - EFEITO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA PRÁTICA DO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PUERICULTURA DE UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
ROCHELLE HOLANDA BARROSO - UFC, CINTHIA MARQUES DE CARVALHO - PMF, KATIA VIRNGINIA VIANA CARDOSO - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UFC, JANCIARA AZEVEDO MOURÃO - PMF, SAMIRA DE MORAES SOUSA - PMF, LUANA APARECIDA JORGE CAMPOS DE MORAES - PMF, DOGIVAL MARROCOS MOURA JUNIOR - ESP-CE, FABIANE ELPIDIO DE SÁ - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UFC, NANCY MARIA MAIA PINHEIRO - PMF, RENATA VIANA BRIGIDO JUCA - DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UFC


Apresentação/Introdução
A Política Nacional da Atenção Básica busca o desenvolvimento das relações de vínculo com a comunidade, trabalhando de forma multiprofissional e interdisciplinar (BRASIL, 2012a). A Puericultura é encontrada na Atenção Primária realizando o acompanhamento crescimento e desenvolvimento da criança pela equipe, tendo um olhar biopsicossocial no contexto de saúde e de vida da família (BRASIL, 2012b).


Objetivos
Identificação da prática do acompanhamento do desenvolvimento infantil na puericultura de Unidade Básica de Saúde.


Metodologia
Intervenção quasi experimental, do tipo antes e depois, coleta de dados realizada em 3 fases, ano de 2017, em uma UBS de Fortaleza.
A fase 1, avaliação pré-implementação, coleta dos dados em prontuários eletrônicos de crianças < 1 ano, na puericultura para identificação das práticas do crescimento e desenvolvimento.
A fase 2 consistiu na intervenção com profissionais EqSF e NASF, entre 10/02 a 23/04/2017 no curso de Atualização em promoção e acompanhamento do desenvolvimento infantil na primeira infância.
A fase 3 avaliação pós-implementação fez o mesmo levantamento da fase 1 e análise dos dados realizada com a comparação entre os resultados das fases 1 e 3. Aprovada pelo comitê de ética.


Resultados
Nos prontuários de puericultura analisados, após a implementação houve um aumento de 10% para 81% nas referências ao desenvolvimento infantil (p=0,00), uma manutenção no número de referências ao crescimento (50% para 44%, p=0,53) e uma redução significativa de 90% para 18% dos prontuários com ausência de referência ao desenvolvimento infantil (p=0,00). O Caderno de Atenção Básica da Criança enfatiza a importância do acompanhamento do desenvolvimento pois trata-se de transformações complexas, contínuas, dinâmicas e progressivas, sendo mediado pelos atores envolvidos no processo de interação da criança com o meio, é imprescindível também o desenvolvimento afetivo nos primeiros anos de vida.


Conclusões/Considerações
A sensibilização dos profissionais para a prática da integralidade do cuidado através da investigação de forma profunda em relação aos aspectos impares da criança, dá plano de fundo para o diagnóstico precoce podendo ser propostas intervenções que envolvam pais, familiares, creche, profissionais de saúde e todos os atores envolvidos no processo de crescer da criança.

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