Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19d - Governança em regiões e redes de assistência à saúde

25007 - REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE NO BRASIL: GOVERNANÇA REGIONAL E CAPACIDADE EM POLITICA, PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDE
JULIANA PINTO DE MOURA CAJUEIRO - UNICAMP E FACAMP, HUDSON PACÍFICO DA SILVA - PUBLIC HEALTH RESEARCH INSTITUTE, UNIVERSITY OF MONTREAL, ANA LUIZA D`AVILA VIANA - FACULDADE DE MEDICINA DA USP


Apresentação/Introdução
A regionalização da saúde está prevista na Constituição de 1988 como estratégia de organização das ações e serviços de saúde no Brasil. Dois conceitos complementares – governança regional e policy capacity – possibilitam examinar a capacidade dos governos e demais atores para desenvolver e implementar políticas públicas no enfrentamento dos desafios dos sistemas de saúde em escala regional.


Objetivos
Examinar o grau de articulação entre atores, processos de pactuação e gestão das redes de atenção à saúde em um conjunto de regiões de saúde do Estado de SP.


Metodologia
Estudo de caso múltiplo em cinco regiões de saúde do Estado de SP (Itapeva, Litoral Norte, Vale do Jurumirim, Vale do Ribeira e Região Metropolitana de Campinas (RMC)) que apresentam características socioeconômicas distintas. A coleta de dados foi feita em 2016 mediante a aplicação de um questionário com 24 questões específicas sobre governança regional e capacidade em politica, planejamento e gestão em saúde, direcionadas aos gestores das regiões de saúde. A análise dos dados contemplou estatísticas descritivas e a elaboração de indicadores para medir o desempenho das regiões de saúde nas duas dimensões estudadas, classificadas em três grupos de desempenho (alto, médio e baixo).


Resultados
A qualidade da governança regional é média para o conjunto das cinco regiões, incluindo Itapeva, Litoral Norte e Vale do Ribeira, mas é alta para Vale do Jurumirim e RMC. Com relação à capacidade em PPGS, ela é alta para o conjunto das regiões, incluindo Itapeva e Vale do Ribeira, mas é média para RMC, Vale do Jurumirim e Litoral Norte. O indicador síntese, que contempla as duas dimensões, mostra a seguinte situação: RMC e Vale do Jurumirim possuem alta qualidade da governança regional e média capacidade em PPGS; Itapeva e Vale do Ribeira média qualidade da governança regional e alta capacidade em PPGS; e Litoral Norte média qualidade da governança regional e média capacidade em PPGS.


Conclusões/Considerações
O estudo permitiu identificar diversos fatores que contribuem para ampliar ou limitar a capacidade dos governos e demais atores para desenvolver e implementar soluções capazes de enfrentar os múltiplos desafios dos sistemas de saúde em escala regional, assim como delinear um conjunto de recomendações visando ao aprimoramento da governança regional e da capacidade em politica, planejamento e gestão em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360