Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19d - Governança em regiões e redes de assistência à saúde

26730 - REDE ASSISTENCIAL NO SETOR SUPLEMENTAR DE SAÚDE: AÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR
DANIELLE CONTE ALVES - ANS, FELIPE UMEDA VALLE - ANS, FLÁVIA ROBERTA ALVES NUNES GOMES - ANS, JOSÉ DOUGLAS OLIVEIRA DO NASCIMENTO - ANS, MARCIA FERNANDES DE ASSIS - ANS, MONICA VIEIRA MENDONÇA - ANS, ANDRÉIA RIBEIRO ABIB - ANS, RAFAEL PEDREIRA VINHAS - ANS, CARLA DE FIGUEIREDO SOARES - ANS, KARLA SANTA CRUZ COELHO - ANS


Apresentação/Introdução
A atenção à saúde no setor suplementar somente pode ser concretizada por meio de redes de prestadores de serviços, garantindo o acesso às coberturas contratadas pelos beneficiários. A qualidade da prestação dos serviços e a satisfação das necessidades de saúde dos beneficiários estão diretamente relacionadas à conformação e integração das redes assistenciais das operadoras de planos de saúde.


Objetivos
O objetivo deste trabalho é descrever as ações, os desafios e as perspectivas da ANS para garantir o acesso dos beneficiários à rede assistencial no setor suplementar de saúde.


Metodologia
Como metodologia foi utilizada a abordagem qualitativa para avaliação das ações adotadas pela ANS voltadas para a rede assistencial, através da análise documental, pesquisa bibliográfica e análise de dados do setor suplementar.


Resultados
Tamanha é a relevância da rede assistencial que a Lei 9656/98 exige substituição de prestadores mediante critérios de equivalência e autorização da ANS para exclusão de hospitais. Realizou-se análise do passivo de solicitações que abarcavam cerca de 7400 hospitais. Atualmente, a análise é feita prontamente por sistema eletrônico. Além disso, a ANS estabeleceu os prazos máximos para atendimento, realiza o monitoramento da garantia de atendimento, desenvolveu estudos sobre garantia de acesso na saúde suplementar e instituiu estratégias para a qualificação de operadoras e prestadores. Entretanto, é importante aprofundar o debate sobre estruturação de redes de atenção no setor suplementar.


Conclusões/Considerações
Um dos maiores desafios da ANS é fazer com que a rede assistencial das operadoras seja capaz não somente de oferecer acesso, mas de promover melhorias na atenção à saúde, constituindo efetivas redes de atenção à saúde. Assim, torna-se necessário que a ANS aprofunde os estudos e debates acerca de estratégias regulatórias que favoreçam a conformação de redes e garantam o acesso e a atenção oportuna e qualificada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360