Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19d - Governança em regiões e redes de assistência à saúde

26904 - UMA ANALISE DA PARTICIPAÇÃO DO CONTROLE SOCIAL NA REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ
ROSIKELLE JOSEFA DE MORAIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, KEILA SILENE DE BRITO E SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE, JULIANA GONÇALVES - FIOCRUZ/ PE, ADRIANA FALÂNGOLA BENJAMIN BEZERRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO-UFPE


Apresentação/Introdução
A participação da população nas decisões em saúde no Brasil se dá por meio do controle social, institucionalizados por Lei, pelas Conferências de Saúde e Conselhos de Saúde. Estes espaços legitimam a participação de atores da sociedade civil tanto na tomada de decisão quanto na condução de políticas da saúde.


Objetivos
Analisar a participação do Conselho Estadual de Saúde no processo de regionalização da saúde no estado do Ceará.


Metodologia
O estado do Ceará foi escolhido para este estudo, por possuir características de larga experiência no processo de regionalização. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, tendo em vista que a mesma possibilita interpretar os significados por trás das palavras, saindo da concepção do senso comum e adentrando ao contexto hermenêutico. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com representantes do Conselho Estadual de Saúde, analisadas por meio da categorização por temas, tendo como base a análise de conteúdo.


Resultados
Os achados rementem a invisibilidade do Conselho de Saúde nas decisões referentes ao processo da regionalização, em que a participação do conselho é insuficiente para garantir a plena participação do controle social na regionalização. Além disto, torna-se evidente a existência de uma relação de poder da gestão sobre esta entidade, principalmente no que tange ao repasse de informações, seja no planejamento ou prestação de contas. Essas informações são repassadas em discursos que pode torna-se incompreensível. O discurso menos técnico e mais acessível nos espaços de fiscalização e tomada de decisões, facilita o exercício do papel do conselho, tendo em vista a diversidade de atores envolvidos.


Conclusões/Considerações
A participação dos conselheiros no processo da regionalização é insuficiente, considerando as atribuições participativas neste processo. É necessário fortalecer as instancias representativas e/ou criar novas instancias como um conselho regional para auxiliar na fiscalização e obter efetiva participação do controle social nos espaços de decisões regionais, uma vez que o Conselho Estadual fica responsável por atuar em mais de 20 regiões de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360