28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19f - Atenção à saúde: câncer  | 
        
        
		  
					 
          				
						 21891 - DO RASTREAMENTO AO SEGUIMENTO TERAPÊUTICO PARA OS CÂNCERES DE MAMA/COLO DO ÚTERO – VISÃO DA LITERATURA BRASILEIRA NOS ÚLTIMOS SETE ANOS MARIANA FONSECA PAES - UNIFESP, GILSON JÁCOME DOS REIS - FIOCRUZ
					
  
					Apresentação/Introdução O ano de 2011 foi marcado pela publicação do Plano de Fortalecimento da Prevenção, Diagnóstico e Tratamento dos Cânceres do Colo do Útero e de Mama e das diretrizes de organização das Redes de Atenção à Saúde, por parte do Ministério da Saúde. Nos perguntamos: há reflexos de tais publicações, relatados na literatura científica, na organização do cuidado em saúde para ambos agravos?
  
 	Objetivos Realizar uma revisão bibliográfica da literatura sobre o câncer de mama e colo do útero identificando produções relativas a ações de rastreamento, acompanhamento e tratamento nas Redes de Atenção à Saúde, nos últimos sete anos no Brasil.  
  
 	Metodologia Revisão Bibliográfica da Literatura, com buscas nas bases de dados indexadas: Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), considerando as palavras chaves: assistência integral à saúde, neoplasias da mama, neoplasias do colo do útero, câncer de mama, câncer de colo do útero, redes de atenção à saúde. Foram considerados os filtros de ano de publicação (de 2010 – ano de publicação da Portaria 4.279 até 2017), “País de afiliação” (BVS) e “Áreas Temáticas” (SciELO). Incluiu-se também estudos que apresentaram experiências de reorganização da rede de serviços públicos municipais/regionais como alternativas para a gestão do cuidado do câncer de útero e mama.
  
 	Resultados Foram selecionados 36 artigos. Dos serviços caracterizados como “Porta de Entrada” foram encontrados 07 artigos relacionados especificamente à Atenção Básica de Saúde; 10 para os serviços de atenção hospitalar e ambulatoriais especializados (nível secundário). Dos 36 artigos 19 abordavam a rede de serviços de saúde. O tema Sistema de Informação em Saúde foi abordado em 02 artigos. Com relação à etapa de abordagem do cuidado/prevenção aos cânceres: 13 artigos abordaram rastreamento/identificação precoce, e 12 o seguimento/tratamento. Os outros 11 artigos traziam uma perspectiva de gestão do cuidado aos cânceres sem abordagem específica de ações de rastreio ou tratamento/seguimento.
  
 	Conclusões/Considerações Metade dos estudos abordam a rede de atenção à saúde, articulando observações em mais de um serviço. Pouco aparece das fragilidades de gestão (no âmbito municipal, estadual e federal). A maior parte das pesquisas avaliam serviços e não necessariamente processos de planejamento (ou ausência deles) e organização entre os serviços. Ressalta-se a relevância de novos estudos com enfoque no planejamento e gestão das redes no SUS.
					 |