28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19f - Atenção à saúde: câncer  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22990 - ACESSO AOS SERVIÇOS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUDOESTE BAIANO: PERCEPÇÕES DE MULHERES COM CÂNCER DE MAMA SHIRLEY BATISTA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DANIELA ARRUDA SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARGARETE COSTA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARIA HELENA DE OLIVEIRA SANTANA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, GLÓRIA LUIZA FERREIRA CAVALCANTE - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, DANIELLE JUDITE SILVA SANTOS REIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, GIZÉLIA DA GAMA MEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
					
  
					Apresentação/Introdução O acesso de mulheres com câncer de mama aos serviços de atenção à saúde tem sido marcado fortemente por inúmeras iniquidades sociais, nas quais as populações com maiores vulnerabilidades têm encontrado barreiras para obter cuidados nos serviços formais de saúde, o que leva essas usuárias a construírem os mais diversos itinerários terapêuticos para ter a sua demanda solucionada.
  
 	Objetivos O presente estudo objetiva analisar o acesso de mulheres com câncer de mama aos serviços de atenção à saúde em um município baiano, na perspectiva dessas mulheres.
  
 	Metodologia Trata-se de um estudo qualitativo-exploratório, realizado por meio de entrevistas com 19 mulheres com diagnóstico confirmado de câncer de mama e residentes nas áreas de abrangência das Unidades de Saúde da Família (USF) do município de Vitória da Conquista – BA. A coleta de dados ocorreu por meio do levantamento dessas mulheres junto às USF e posterior visita ao domicílio juntamente com o Agente Comunitário de Saúde. O processo de amostragem foi estabelecido por meio de saturação teórica e os dados foram analisados mediante a modalidade de Análise de Conteúdo Temática. Foram observados todos os preceitos éticos contidos nas Resoluções 466/12 e 510/16 do Conselho Nacional de Saúde.
  
 	Resultados As categorias foram estabelecidas para análise do acesso em dois blocos: i) Prevenção e Diagnóstico; ii) Tratamento e Seguimento. Em relação a primeira categoria, observa-se que as mulheres têm conhecimento sobre as medidas de prevenção e diagnóstico precoce, porém ainda encontram entraves no acesso à mamografia. A dificuldade mais relatada refere-se ao acesso aos exames na média complexidade, como consulta com mastologista e realização do exame histopatológico. Em relação ao tratamento e seguimento, destaca-se facilidade de acesso ao tratamento quimioterápico e radioterápico, bem como ao seguimento pós-tratamento e dificuldade para a realização de cirurgia mamária. 
  
 	Conclusões/Considerações Existem inúmeros entraves no acesso de mulheres com câncer de mama aos serviços de atenção à saúde que precisam ser avaliados para a implementação de ações com vistas à melhoria do cuidado. Do mesmo modo, as potencialidades também precisam ser amplificadas e perpassam, principalmente, pelo fortalecimento da atenção primária à saúde e seu papel central na rede de atenção, o que pode colaborar para obtenção de resultados promissores a essa população.
					 |