Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC19f - Atenção à saúde: câncer

28325 - CÂNCER DE BOCA: UM ESTUDO DO SISTEMA DE REGULAÇÃO DO ACESSO À ASSISTÊNCIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
ELISETE CASOTTI - UFF, CAROLINE PIMENTA - UFF


Apresentação/Introdução
Ainda que avanços no diagnóstico e tratamento de várias formas de tumores malignos tenham resultado no aumento de sobrevida aos pacientes, os indicadores epidemiológicos do câncer da boca não têm apresentado melhora. A natureza silenciosa das lesões, a vulnerabilidade do grupo e as dificuldades de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, são apontados como fatores agravantes.


Objetivos
Analisar o acesso ao serviço terciário ao usuário portador de câncer bucal, na rede pública de saúde do estado do Rio de Janeiro, a partir do estudo do banco de dados do Sistema Estadual de Regulação (SER).


Metodologia
Pesquisa de natureza quantitativa, apoiada na investigação dos tempos de espera entre à solicitação de vaga e o acesso a diferentes pontos de atenção ao câncer de boca na rede assistencial de saúde do estado Rio de Janeiro. A investigação abrangeu o período de outubro de 2014 a outubro de 2017.


Resultados
Foram analisadas 1219 solicitações para o Serviço de Cabeça e Pescoço - Oncologia, de quatro macro regiões do Estado (Baixada; Médio Paraíba; Metropolitana e Noroeste), registradas no Sistema de Regulação Estadual. Foram considerados apenas os CID C00 a C10. 891 solicitações eram para o sexo masculino e 328 para o feminino. As faixas etárias entre 50-59 e 60-69 anos corresponderam por 29,7% e 32,4% das solicitações, respectivamente. Conseguir a vaga em até 20 dias, a partir do registro da solicitação no Sistema, mostrou-se desigual nas regiões: Baixada (67,8%); Médio Paraíba 33,7%); Metropolitana (79,5%) e Noroeste (100%). No geral, 6,7% das solicitações são atendidas com mais de 90 dias de espera.


Conclusões/Considerações
Há desigualdade regional de acesso ao Serviço de Cabeça e Pescoço - Oncologia no estado do Rio de Janeiro, sendo que a região do Médio Paraíba é a que apresenta maior iniquidade de acesso,Ainda que as demais apresentem percentuais altos de agendamento até 20 dias, a gestão precisa monitorar e criar estratégias para que esse número aumente, dada a evidência das altas taxas de diagnóstico tardio e da letalidade das lesões de boca.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360