29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC19k - Organização da atenção à saúde através das redes assistenciais |
26726 - IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO HOSPITALAR SOBRE A ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL COM PACIENTES PORTADORES DE AVC EM HOSPITAL TERCIÁRIO GUSTAVO GUIMARÃES PROTTI - SANTA CASA DE SÃO PAULO, CAROLINA PALAMIN BUONAFINE - SANTA CASA DE SÃO PAULO, RUBENS JOSÉ GAGLIARDI - SANTA CASA DE SÃO PAULO
Período de Realização Em andamento desde 01/07/2017.
Objeto da Experiência Compartilhamento dos dados clínicos dos pacientes do ambulatório de AVC entre os serviço da instituição através do sistema de gerenciamento.
Objetivos Expor outros benefícios experimentados além do esperado ganho no controle do fluxo de pacientes atendidos no ambulatório de AVC, após a integração do prontuário entre os diversos setores da instituição, pelo sistema de gerenciamento hospitalar implantado recentemente.
Metodologia Atendimento regular dos pacientes agendados no ambulatório de AVC através do sistema de prontuário eletrônico, com interconsultas entre especialidades médicas, resultado de exames e discussão de condutas. Respeitou-se a cronologia de implantação do sistema, que foi gradual. Já funcionante nas enfermarias, começou a operar no ambulatório a partir de 01/07/2017 e no pronto-socorro (PS) em novembro de 2017.
Resultados Anteriormente, os atendimentos do PS raramente estavam disponíveis para as consultas no ambulatório e vice-versa. Dados fundamentais como medicações em uso, comorbidades e alergias dependiam da disponibilidade do próprio paciente. Realizavam exames em duplicata se não tivessem resultados recentes em mãos. Tempo de internação e extensão da investigação clínica puderam ser reduzidas pelo pronto acesso ao histórico médico dos pacientes.
Análise Crítica O serviço foi obrigado a se reorganizar, pois todo o agendamento passou a ser automático e os médicos perderam o privilégio que a flexibilidade da agenda manual lhes proporcionava. Por outro lado, o tempo de consulta foi otimizado e a segurança do paciente melhorou. O prontuário sempre foi integrado entre as equipes, porém não era em tempo real. Iatrogenias passaram a ser prevenidas a um custo muito inferior. Facilitou também a realização dos ensaios clínicos e relatos de eventos adversos.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação do sistema é focada na gestão. Porém, além dos já esperados benefícios gerenciais, como obtenção de indicadores e controle de fluxo, o sistema causou impacto direto na assistência. Os benefícios são inquestionáveis, porém tende a tornar o atendimento ainda mais impessoal e não considera que condutas específicas requerem abordagem individualizada. Outrossim, o sistema tem sido excelente para execução de protocolos assistenciais.
|