27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO22h - RENAST |
24673 - AMPLIANDO O PROTAGONISMO E AS AÇÕES DE SAÚDE DO TRABALHADOR NO ESTADO DA BAHIA: EXPERIÊNCIA DOS ENCONTROS MACRORREGIONAIS DA REDE ESTADUAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR /BAHIA JOSELITA CÁSSIA LOPES RAMOS - SESAB/SUVISA/DIVAST, LETÍCIA COELHO DA COSTA NOBRE - SESAB/SUVISA/DIVAST, JACIRA CÂNCIO AZEVEDO - SESAB/SUVISA/DIVAST, CAMILA MOITINHO DE ARAGÃO BULCÃO - SESAB/SUVISA/DIVAST, CRISTIANO MARCUS ALVES DE LIMA - SESAB/SUVISA/DIVAST, ADRIANA RABELO SILVA - SESAB/SUVISA/DIVAST, SUZANA MENDES DE ALMEIDA - SESAB/SUVISA/DIVAST, KAMILE MIRANDA LACERDA SERRAVALLE - SESAB/SUVISA/DIVAST, ANNE ANDREA MARTINS LEMOS - SESAB/SUVISA/DIVAST, FRANCESCA DE BRITO MAGALHÃES - SESAB/SUVISA/DIVAST
Período de Realização Os Encontros Macrorregionais da Renast/Ba ocorreram entre 21 de agosto a 13 de dezembro de 2017.
Objeto da Experiência Realização de nove Encontros Macrorregionais da Renast/Ba envolvendo as nove Macrorregiões, as 28 Regiões de Saúde e os 417 municípios baianos.
Objetivos Fortalecer a descentralização das ações de Saúde do Trabalhador de forma integrada no âmbito macrorregional da Renast/BA; Fortalecer e mobilizar o controle social nas regiões de saúde visando à implantação das Cist; Qualificar as equipes técnicas das instâncias da Renast/BA e o controle social.
Metodologia Relato dos nove encontros realizados nos municípios sede da macrorregião de saúde, com 16 horas cada, desenvolvido em rede, com profissionais de saúde e controle social, pautado em apresentações de Saúde do Trabalhador, rodas de conversa intersetoriais e capacitação na área. Criação de uma Comissão Estadual e nove Regionais para organização (licitação da infraestrura e descentralização de recursos financeiros para as regionais), planejamento integrado e articulação de cada um dos encontros.
Resultados No total dos nove encontros macrorregionais participaram 81% do público esperado (927), tendo garantido a participação de 79% dos 417 municípios baianos (328). Foram capacitados 790 profissionais e realizados 28 Minicursos, nas áreas de Vigilância em Saúde do Trabalhador e Controle Social. Estes encontros foram muito bem avaliados pelos participantes, devido à qualidade e ineditismo das experiências apresentadas, das capacitações ofertadas e das Rodas de Conversa Intersetoriais realizadas.
Análise Crítica Estratégia de gestão compartilhada com foco no protagonismo dos atores regionais, que enfrentou desafios como a garantia da infraestrutura em momento de crise financeira no serviço público. As experiências apresentadas surpreenderam pela inovação e criatividade no contexto adverso. A participação do Controle Social enriqueceu a experiência. O processo de organização demandou responsabilidades compartilhadas com diferentes atores, necessitando de um esforço coletivo de comunicação em rede.
Conclusões e/ou Recomendações Os Encontros proporcionaram grande visibilidade para o campo da Saúde do Trabalhador na Bahia e contribuiram com a mobilização para a Conferência de Vigilância à Saúde. A expressiva participação dos municípios baianos vem ampliando a capilaridade das ações de Saúde do Trabalhador no estado. Essa experiência possibilitou o desdobramento de várias outras estratégias de apoio para 2018, dando continuidade ao processo de fortalecimento da Renast/Ba
|