28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO22k - Vigilância em Saúde do Trabalhador  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27099 - ANÁLISE COLETIVA DO TRABALHO: CONTRIBUIÇÕES PARA AS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR POLLYANNA REGINA PINTO - CEREST/SMS/PM CAMPINAS, ANDREA MARQUES TAVARES - CEREST/SMS/ PM CAMPINAS, ANA CAROLINA LEMOS PEREIRA - PUC CAMPINAS
					
  
					Período de Realização Quatro encontros do grupo homogêneo de trabalhadores entre outubro de 2017 e janeiro de 2018.
  
 	Objeto da Experiência O objeto da experiência é o relato do cotidiano de trabalho, que contempla o processo produtivo considerando as condições e organização do trabalho.
  
 	Objetivos O objetivo desta experiência foi conhecer o processo de trabalho a partir da vivência e percepção dos trabalhadores de forma a obter subsídios para uma vistoria efetiva que contribua com a melhoria no ambiente de trabalho para a preservação da saúde dos trabalhadores.
  
 	Metodologia Foram realizados quatro encontros com o grupo homogêneo composto por cerca de dez trabalhadores de uma empresa alvo de vigilância do CEREST Campinas. Os trabalhadores foram convidados a partir de uma listagem fornecida pelo sindicato da categoria. Os encontros aconteceram no CEREST entre outubro de 2017 e janeiro de 2018, sendo gravados e transcritos com a autorização dos participantes. A metodologia de análise adotada pela equipe foi a Análise Coletiva do Trabalho.
  
 	Resultados A partir do relato dos trabalhadores, detectou-se o processo de desgaste da saúde no trabalho, marcado pela intensificação do ritmo de produção, pela pressão exercida por superiores, incentivo à competitividade entre os trabalhadores por meio de sistemas de avalição e premiação, com a consequente degradação das relações sociais no trabalho. Os relatos também evidenciaram o ataque à dignidade dos trabalhadores e sobretudo à sua integridade biopsicossocial. 
  
 	Análise Crítica A análise coletiva de trabalho (ACT) demanda certo nível de treinamento dos técnicos, mas possibilita dar voz aos trabalhadores que são os atores principais do processo de produção.  Afinal, o olhar “técnico” não é superior ao conhecimento do trabalhador, mas complementar a ele. Além disso, atividades desse tipo promovem a apropriação pelos trabalhadores das questões relativas à sua vida e saúde no trabalho, configurando-se assim como um espaço potencial de educação em saúde. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A ACT foi essencial para nortear as ações de vigilância in loco porque os meandros da organização do trabalho (metas e ritmo de produção, relações com colegas e chefias etc) podem ser invisíveis ou muito difíceis de serem observados nas vistorias propriamente ditas. A partir dos dados coletados no grupo, foram realizadas diversas recomendações ao Ministério Público do Trabalho a fim de contribuir para a preservação da saúde dos trabalhadores.
					 |