27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22d - Informação e Vigilância em Saúde do Trabalhador  | 
        
        
		  
					 
          				
						 29065 - FORMAÇÃO ENSINO-SERVIÇO: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM METODOLÓGICA INTEGRADA PARA A VIGILÂNCIA DA EXPOSIÇÃO AO BENZENO EM POSTOS DE REVENDA DE COMBUSTÍVEIS MARIA JULIANA MOURA CORRÊA - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, LEANDRO VARGAS BARRETO DE CARVALHO - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, ISABELE CAMPOS COSTA AMARAL - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, ARIANE LEITES LARENTIS - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, ARLINE SYDNEIA ABEL ARCURI - FUNDACENTRO/SP, ALEXANDRE JOSÉ RIBEIRO JACOBINA DE BRITO - CESAT/SES-BAHIA, JORGE MESQUITA HUET MACHADO - FIOCRUZ/DF, PAULA DE NOVAES SARCINELLI - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, MARCO ANTÔNIO CARNEIRO MENEZES - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ, RITA DE CÁSSIA OLIVEIRA DA COSTA MATTOS - CESTEH/ENSP/FIOCRUZ
					
  
					Período de Realização A experiência de formação integrada para a vigilância em saúde do trabalhador ocorreu de 2014 a 2017
  
 	Objeto da Experiência Formação em vigilância da exposição ocupacional ao benzeno em postos de revenda de combustíveis 
  
 	Objetivos Abordar a proposta metodológica de formação integrada, a partir do  caso da exposição ao benzeno em postos de revenda de combustíveis,  descrevendo necessidades,  conflitos  e rupturas ao buscar caminhos para aprimorar a formação de pesquisadores, trabalhadores e profissionais da vigilância no SUS
  
 	Metodologia O método de formação integra profissionais de saúde,  pesquisadores e estudantes da pós-graduação e trabalhadores, num processo que inter-relaciona componentes de produção do conhecimento-ensino-serviço, pesquisa e intervenção, enquanto estratégia integrativa de diversas modalidades de saberes interdisciplinares que qualificam a compreensão da exposição ao benzeno em trabalhadores e potencializa a vigilância, pelo monitoramento dos efeitos à saúde e da exposição nos ambiente de trabalho
  
 	Resultados A experiência de formação para vigilância em rede abrangeu 5 estados (BA, RJ, RS, SC, SP), com articulação de pesquisas, cursos,  campanhas de abastecimento no automático, prevenção de  riscos,  e organização dos trabalhadores. Essas ações orientaram a intervenção, avaliação de saúde, do processo de trabalho e da exposição ocupacional e ambiental. Em 2017, os estudos e vigilâncias fundamentaram a elaboração de um dossiê temático, com recomendações para assistência e vigilância em saúde
  
 	Análise Crítica A proposta buscou incorporar ao  processo de aprendizagem  as  vivências com os trabalhadores, serviços e ambientes de trabalho. Entretanto, apesar da interação em rede e estratégias teórico-conceituais, ainda persistem limitações relacionadas à dinamica processual da formação para vigilância, que não se restrigem apenas às questões técnicas operacionais, mas também a conflitos de interesses e enfrentamento técnico-político
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A formação integrada atualizou concepções, métodos e técnicas que orientam a práticas da vigilância da exposição ao benzeno em postos de combustíveis. E o  desenvolvimento integrado de ensino, pesquisa e intervenção possibilitou experimentar estratégias que buscam superar o agir em saúde e o saber científico fragmentado e desarticulado, para um processo formativo teórico e prático unificado,  para qualificar a intervenção nos ambientes de trabalho
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