29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC22j - Saúde do Trabalhador em Instituições Públicas |
27731 - SOFRIMENTO, ADOECIMENTO E ESTRATÉGIAS DE LUTA PELA SAÚDE: EM CENA AS TRABALHADORAS DA ESCOLA PÚBLICA AMANDA ORNELA HYPPOLITO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA / UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, JUSSARA CRUZ DE BRITO - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA, MARY YALE NEVES - INSTITUTO DE PSICOLOGIA / UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, LETÍCIA PESSOA MASSON - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA
Apresentação/Introdução Essa pesquisa faz parte do Projeto “Saúde e Trabalho nas Escolas Públicas” em andamento no município de Niterói-RJ. Ao nos debruçarmos sobre a saúde das trabalhadoras em educação estamos atentos não somente aos processos de sofrimento e adoecimento oriundos das situações de trabalho, mas também aos movimentos que essas fazem para se defender e criar novas práticas produtoras de saúde no trabalho.
Objetivos Analisar a relação entre o trabalho e a saúde de trabalhadoras de uma escola pública municipal de Niterói/RJ, criando as condições para a construção de uma Comunidade Ampliada de Pesquisa e Intervenção (CAPI).
Metodologia Efetuamos uma experiência de pesquisa-intervenção junto às trabalhadoras de uma escola pública de ensino integral em Niterói-RJ, sob o ponto de vista da atividade de trabalho. Auxiliares de serviços gerais, merendeiras, professoras, porteiros e trabalhadoras ligadas à administração da escola participaram da experiência. Os procedimentos realizados foram: visitas à escola, observações do trabalho, conversas dialógicas com as trabalhadoras, aplicação do Questionário Saúde e Trabalho em Atividades de Serviço (QSATS) e Encontros sobre o Trabalho (EST) por categoria profissional, em diferentes momentos da pesquisa, além de, ao final, um grande Encontro com todo o coletivo de trabalhadoras.
Resultados As trabalhadoras conciliam, com dificuldades, o trabalho remunerado e o doméstico. Há diferentes tipos de vínculos empregatícios (servidoras públicas, contratas pela FME e terceirizadas), sendo detectadas ainda distintas formas de adoecer, assim como diversos modos de preservação da saúde. A educação integral implantada na escola estudada gera um quadro de maior complexidade, ampliando suas funções e as jornadas de trabalho, mas está associada a valores que se configuram como elementos de produção de sentido. O cuidado com as crianças é um valor que contribui significativamente para a construção de um coletivo de trabalho que envolve todas as categorias.
Conclusões/Considerações Essa modalidade de pesquisa-intervenção, compartilhada e dialógica, possibilitou a constituição de espaços propícios de discussões sobre o trabalho, com destaque para os Encontros coletivos. Tal experimentação contribuiu para que as trabalhadoras ampliassem seu olhar e poder de agir, visando à construção de ações afirmadoras de vida no trabalho.
|