27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 24486 - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA PARA O PROGRAMA MAIS MÉDICOS: UMA VIVÊNCIA EXITOSA DO PEPSUS JOSE ADAILTON - UFRN, LYANE RAMALHO CORTEZ - UFRN, CAMYLA CRISTINA MAIA DA COSTA - LAIS, RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM - LAIS, KARILANY DANTAS COUTINHO - LAIS, ALANA ÍSIS OLIVEIRA LEMOS RODRIGUES - UFRN, ARNAUD ANDERSON HOLANDA DE ABREU - UFRN
					
  
					Período de Realização Os anos de 2015, 2016 e 2017 foram de planejamento/ construção, e o ano de 2018, de efetivação.
  
 	Objeto da Experiência Construir um curso de especialização em Saúde da Família com foco no território, com formato de Educação a Distância - EaD e com uma metodologia problematizadora.
 
  
 	Objetivos Relatar a experiência vivenciada pela equipe do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família-PEPSUS para efetivar a especialização em Saúde da Família, na lógica da Educação a Distância-EaD, com foco no território e nas necessidades da população, a partir de uma metodologia problematizadora.
  
 	Metodologia Estudo do tipo relato de experiência, com caráter descritivo, que discorre sobre a construção e implementação da proposta pedagógica e das ferramentas virtuais de aprendizagem do PEPSUS, com utilização de métodos ativos de ensino, aprendizagem e avaliação, com ênfase na realidade da Atenção Primária à Saúde do Brasil.
 
  
 	Resultados Acerca dos principais produtos, citam-se: projeto pedagógico;manuais e guias para alunos e equipe; construção de materiais teóricos de cada módulo do curso a partir de situações-problemas vivenciadas no dia a dia das equipes; adaptação Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS -AVASUS- para ofertar o PEPSUS; capacitações da equipe e, formação da primeira oferta de turma, inicialmente, voltada para os médicos do Programa Mais Médicos, contando com cerca de 400 alunos no início de 2018.
 
  
 	Análise Crítica A adoção da metodologia problematizadora e do material didático construído a partir de situações-problemas, rotineiras da Estratégia de Saúde da Família e do Núcleo de Apoio a Saúde da Família são pontos-chaves deste programa. Esses fatos propiciam uma formação centrada na realidade e nas demandas locais, o que viabilizam incontáveis benefícios à população e aos profissionais, além de, as intervenções advindas das especializações terem uma maior possibilidade de longitudinalidade de vida. 
 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O programa emerge como proposta de inovação tecnológica para APS na perspectiva de educação a distância. São programas como este, que adotam a metodologia problematizadora com foco no território, que permitem contribuições e transformações a partir da realidade da população e equipe de saúde. Espera-se que esse olhar enraizado no território possa perpetuar mudanças positivas e permanentes no processo de trabalho, gerando benefícios à população e ao SUS.
					 |