27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26138 - CONTRIBUIÇÕES DE SISTEMA TECNOLÓGICO DE MAPEAMENTO DE TERRITÓRIOS AO PROCESSO DE TRABALHO DO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTUDO REDENUT-NASF KESIA VALENTIM DO NASCIMENTO DUARTE - IAM FIOCRUZ PE, ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO - UFPE CAV, HASSYLA MARIA DE CARVALHO BEZERRA - IAM FIOCRUZ PE, MARIA BERNADETE RIBEIRO CHAGAS - IAM FIOCRUZ PE, JONATAN WILLIAM SOBRAL BARROS - IAM FIOCRUZ PE, REBECA DE CASTRO OLIVEIRA - IAM FIOCRUZ PE, JÉSSICA MASCENA DE MEDEIROS - UFSC, JULIANNE MELO DOS SANTOS MELQUIADES - IAM FIOCRUZ PE, EDUARDA ÂNGELA PESSOA CESSE - IAM FIOCRUZ PE
					
  
					Período de Realização Intervenção realizada durante o mês de fevereiro de 2017
  
 	Objeto da Experiência Estudo de caso experimental, sobre o uso do aplicativo HCmaps pelos profissionais do NASF do Distrito Sanitário I (DS I), do município de Recife/PE.  
  
 	Objetivos Compreender a percepção dos profissionais do NASF sobre sistema tecnológico de georreferenciamento para smartphones (sistema Android®), denominado HCmaps, desenvolvido no estudo RedeNutNASF conduzido pelo LAM-Saúde do Instituto Aggeu Magalhães. 
  
 	Metodologia Estudo com abordagem qualitativa. Três profissionais participaramda intervenção: nutricionista, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga. Num primeiro momento o Hcmaps foi utilizado por estas na atuação no território, e num segundo, as profissionais foram submetidas a entrevista semiestruturada relatando dificuldades e potencialidades do aplicativo ao trabalho do NASF. As participantes assinaram TCLE e as entrevistas foram gravadas com o  HCmaps.
  
 	Resultados O HCmaps foi referido como instrumento que auxilia no processo de trabalho do NASF na construção do diagnóstico da comunidade. Mostrou-se um aplicativo que organiza os dados de forma que aproxima o uso da informação por quem os registrou. No georreferenciamento de equipamentos sociais de interesse, permite aos profissionais conceber a visualização dos dados de forma dinâmica, mostrando-se útil para que se possa realizar reconhecimento do território, durante a construção de ecomapas, por exemplo.
  
 	Análise Crítica Os profissionais precisam muito mais do que apenas “treinamento” para incorporarem novas tecnologias em suas rotinas. É necessário revisar seriamente as formas como estes se formam, em organização e política pública, mediante seus processos cotidianos, para promover à saúde. Ao se agregar dispositivos tecnológicos ao processo de trabalho, busca-se facilitar a estruturação e organização do trabalho em equipe e, como resultado, a construção do cuidado integral dos usuários.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O HCmaps mostrou-se potencialmente capaz enquanto tecnologia colaborativa ao processo de trabalho da equipe NASF. Soma-se o fato de que houve empatia e adesão dos atores envolvidos, e conforme estudo sobre incorporação de tecnologias no SUS as preferências dos atores são uma das principais varáveis consideradas quando se avalia a inserção de uma nova tecnologia. Todas as sugestões para o aplicativo serão consideradas no aprimoramento do sistema.
					 |