27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde |
26357 - A IMPORTÂNCIA DA GC NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE – FIOCRUZ ELAINE LUCIA DA SILVA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, ANA PAULA PINTO CAVALCANTI - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, JORDÂNIA LIRA DA COSTA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ, MÔNICA SOUZA DA SILVA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ
Período de Realização Experiência decorrente da disciplina de GC do curso de Mestrado Profissional de Política e Gestão em C,T&I em Saúde.
Objeto da Experiência Uma pesquisa teve o intuito de fazer um pequeno levantamento com os profissionais da instituição para saber o que era entendido ou não, sobre a temática.
Objetivos Apresentar os diversos olhares sobre o Conceito de GC na Fiocruz por profissionais da Instituição. Analisar qual o conhecimento que os profissionais têm nessa temática; e Mapear, a posteriori, quais são as principais ferramentas/metodologias que poderiam ser implementadas para a realização da GC na instituição.
Metodologia Foi o relato de experiências de diversos profissionais da Fiocruz em relação ao entendimento sobre a importância da GC para a organização. Foram realizadas entrevistas com a finalidade de avaliar o entendimento do Conceito de GC para diversos profissionais.O critério utilizado para a escolha dos profissionais foi determinado pelas pesquisadoras,que analisaram que a amostragem deveria representar todos os níveis hierárquicos da Instituição.
Resultados Como resultados, a proposta é fazer uma pesquisa robusta para analisar em que contexto a Fundação Oswaldo Cruz encontra-se no momento, visto que todos os entrevistados têm a percepção da importância da Gestão do Conhecimento na melhoria dos resultados, no aumento de inovação e da eficiência e na melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados à população
Análise Crítica Os resultados de GC poderão ser: como o aumento de aprendizagem e inovação, a capacidade de realização da organização,o aumento da eficiência, da qualidade e efetividade social, contribuição para a legalidade,impessoalidade e publicidade na administração publica e na contribuição para o desenvolvimento brasileiro.E para uma Instituição de C,T&I, vinculada ao MS e inserida no contexto do CEIS, a aquisição, a disseminação e a retenção de conhecimentos deve ser vista como uma fonte de vantagem competitiva.
Conclusões e/ou Recomendações O estudo revela que apesar dos profissionais obterem um entendimento sobre a importância da GC na Instituição e de seus benefícios, os desafios sobrepõe a necessidade de se debruçar sobre o tema e no fortalecimento de um alinhamento do conceito para implementação de um modelo com base metodológica para toda a Instituição.
|