Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5a - A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

26838 - CT&I PARA SUS: ANÁLISE DA ESTRUTURAÇÃO DE AGENDA DE PESQUISA EM LABORATÓRIO BIOMÉDICO
LUCAS NISHIDA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ / PPGICS, MARCIA DE OLIVEIRA TEIXEIRA - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ / EPSJV


Apresentação/Introdução
As ciências biomédicas são parte do sistema público de saúde. Para os Estudos Sociais da Ciência, as dinâmicas sociais e políticas locais participam da definição das práticas e das agendas de pesquisa biomédica. Entender como ocorre o processo de construção dessas agendas é estratégico para reforçar a relação da pesquisa com as questões do SUS e para potencializar as transferências de tecnologia.


Objetivos
O objetivo desse trabalho é analisar o processo de construção de agendas de pesquisa em laboratórios biomédicos, considerando as interações entre SUS, políticas científicas, áreas e linhas de pesquisa, contextos políticos nacionais e internacionais.


Metodologia
A metodologia baseia-se na análise de relato de experiência na pesquisa do desenvolvimento inicial de um potencial biofármaco.
Essa análise se dá a partir da produção de autores dos estudos sociais da ciência e tecnologia, especialmente a obra de Bruno Latour. Entre os demais autores destacamos Donna Haraway, Annemarie Mol, Pablo Kreimer e Arriscado Nunes. A seleção levou em consideração a problematização das relações local/global e a dimensão situada e responsável das tecnociências. A pesquisa bibliográfica será complementada com a revisão de literatura sobre políticas de ciência, tecnologia e inovação em saúde.


Resultados
Os Estudos Sociais da Ciência pensam os laboratórios como espaços histórica e materialmente situados que realizam associações assimétricas e instáveis entre atores heterogêneos na produção de fatos e objetos científicos.
O relato de experiência no laboratório biomédico indica que a agenda de pesquisa é feita a partir das associações com parceiros externos, com agências de fomento e fundos de pesquisa, com a rede de afiliações construída nos processos de formação acadêmica, com politica dos grandes periódicos de referência. Essas associações modificam e coproduzem os fatos e objetos científicos no laboratório e alteram seu potencial transformador enquanto tecnologia para o SUS.


Conclusões/Considerações
A análise de como as agendas se configuram permite entender o laboratório enquanto social e político, portanto, um possível ponto de intervenção de políticas públicas. Estudos futuros permitirão repensar criticamente políticas de ciência, tecnologia e inovação no sentido de estreitar e encurtar os processos de transferência e tradução tecnológica, desde os laboratórios de pesquisa biomédica até o SUS

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360