Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC5b - Novas tecnologias em saúde

23944 - PERFIL DAS TELE-ELETROCARDIOGRAFIAS EM PERNAMBUCO: USABILIDADE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
FABIANA BEZERRA DA SILVA - UFPE CAV, MARIANA BOULITREAU SIQUEIRA CAMPOS BARROS - UFPE CAV, KEILLA TACIANE MARTINS DE MÉLO - NUTES UFPE HC, MAGALY BUSHATSKY - UPE HUOC, MAGDALA DE ARAÚJO NOVAES - NUTES UFPE HC, PAULA REJANE BESERRA DINIZ - NUTES UFPE HC, FERNANDO JOSÉ RIBEIRO SALES - NUTES UFPE HC


Apresentação/Introdução
As doenças cardiovasculares (DCV) apresentam-se entre as principais causas de morbidade e mortalidade. Para o enfrentamento das DCVs, e a otimização da prevenção à saúde, o Telediagnóstico, implantado como forma de ampliar e garantir o acesso à saúde a todos, alcança lugares de difícil acesso geográfico, melhorando a qualidade no atendimento cardiológico na Atenção Primaria à Saúde (APS).



Objetivos
Descrever os fatores clínicos e sociodemográficos dos usuários que realizaram tele-eletrocardiogramas em municípios parceiros da RedeNUTES de Pernambuco associados à conclusa do exame.



Metodologia
Estudo analítico, de delineamento transversal, com abordagem quantitativa realizado no período de setembro de 2016 a janeiro 2017 com uma amostra constituída a partir do banco de dados gerado pela Plataforma de Telessaúde HealthNET da Rede de Núcleos de Telessaúde de Pernambuco, RedeNUTES, de usuários da atenção primária à saúde dos municípios parceiros. A coleta foi realizada através de dados secundários, analisados por medidas de associação e teste de hipótese, adotando-se significância o valor de p<0,05. Os dados foram analisados com o suporte do software Epiinfo versão 7.2 e aprovado sob CAAE 60030316.0.0000.5208.



Resultados
Com uma amostra constituída por 2.321 Tele-ECGs, foram prevalentes usuários do sexo feminino 66,05% (66,05) com média de idade de 50,48 anos. Encontrou-se significância estatística na associação entre o sexo (p<0,001), primeira vez que fez o exame (p< 0,001), frequência cardíaca (p< 0,001) e pressão arterial (p=0,004) com a conclusa do Tele-ECG com ou sem alteração do laudo.



Conclusões/Considerações
Tendo em vista os aspectos apresentados conclui-se que existe uma necessidade de expandir o acesso de Tele-ECGs nas unidades básicas de saúde em Pernambuco, fortalecendo uma rede de atenção à saúde uma vez que o perfil dos usuários da atenção básica preenche os requisitos clínicos e sociodemográficos para a realização do exame de ECG, levando-se em conta as enfermidades acompanhadas e priorização pela prevenção.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360